ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

GO: Evento incentiva profissionalização da bacia leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/11/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Atividades relacionadas ao leite como: produção, industrialização e transporte, classificam Goiás como o quarto maior produtor de leite do Brasil. Para incentivar a atividade no estado e discutir as ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva, pecuaristas se reuniram na 6ª Feira Láctea de Goiás (Feilac), realizada no Parque de Exposição Agropecuária de São Luís de Montes Belos.

A feira possibilitou que produtores e trabalhadores da atividade leiteira discutissem as possibilidades de progresso e de como obter apoio aos projetos e atividades do setor.

De acordo com dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a previsão é de que a indústria de laticínio registre uma produção média de 31 bilhões de litros de leite em 2011, o que representa um faturamento de R$ 45 bilhões. Em todo o Brasil existem mais de 1,3 milhão de produtores de leite. Em Goiás, são 60 mil produtores.

Segundo levantamento do Projeto Arranjo Produtivo Lácteo - Bacia Leiteira Oeste Goiano, 10% dos pecuaristas leiteiros da região não têm acesso à consultoria e à assistência técnica. O gestor do projeto, desenvolvido pelo Sebrae em Goiás, Nelson Bueno Barros, ressalta que, como incentivo ao uso de tecnologia na produção leiteira, os produtores contam com o Programa SebraeTec, um instrumento que permite ampliar o acesso das micro e pequenas empresas à inovação e tecnologia.

O gestor da Carteira de Leite e Derivados do Sebrae, José Altamiro da Silva, afirma "É preciso sensibilizar todos os produtores e indústria a adquirir leite com melhor qualidade. O grande trabalho é primeiro melhorar a qualidade do leite. Como consequência, virá a produtividade".

Para o diretor-técnico do Sebrae em Goiás, Wanderson Portugal Lemes, são necessárias ações que incentivem o crescimento sustentável e fortaleçam todo o setor produtivo. "O Sebrae em Goiás é uma das instituições que participam da rede de cooperação para o crescimento da produção leiteira".

A matéria é de Lorena de Araújo da Agência Sebrae de Notícias, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint