ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Girolando espera movimentar mais de R$ 1 milhão na exposição de Uberaba

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/05/2003

2 MIN DE LEITURA

0
0
Está praticamente definida a parte técnica da 14a Exposição Nacional de Girolando, programada para a primeira semana de julho próximo, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), promoção da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). As previsões iniciais, de acordo com o presidente da Girolando, Marcos Amaral Teixeira, indicam mais de 800 animais da raça inscritos este ano, além de mais de 150 exemplares de Holandês. Em 2002, o evento reuniu 1,386 mil animais, com um movimento de comercialização da ordem de R$ 1 milhão. Ele acredita que o volume seja superado.

O dirigente da Girolando informa, ainda, que nos primeiros dias de junho vai a Belo Horizonte e Brasília, com a finalidade de concluir contatos com órgãos governamentais que também irão participar da Expo-Girolando. Marcos Amaral Teixeira deverá aproveitar para formular convites ao secretário estadual Odelmo Leão Carneiro (Agricultura) e ao ministro Roberto Rodrigues (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para que participem da mostra leiteira.

"A nossa exposição é rigorosamente técnica, destacando-se, entre outros, o julgamento dos animais expostos e o Torneio Leiteiro Nacional", observa Djalma Tiveron. Trinta animais deverão concorrer à premiação especial a ser definida pela diretoria da entidade. Para a competição, vacas chegam a produzir até 70 kgs/dia de leite, na média de ordenhas realizadas no período de três dias. "O Torneio Leiteiro Nacional é para uma exposição de gado de leite, o mesmo que a fórmula 1 representa para o setor automobilístico", diz.

A programação do evento prevê a realização de cinco grandes leilões de gado leiteiro, incluindo o Kubera, o Úbere Cheio e o Borá. O tradicional criador Gabriel Donato de Andrade, da fazenda Calciolândia, vai ofertar animais F1 (1/2 sangue Gir + 1/2 sangue Holandês), com prenhez de Gir PO. "Temos certeza que a parte comercial também será muito boa", estima Tiveron.

"A 14a Expo-Girolando vai ser um sucesso", disse esperar o superintendente técnico da Girolando. Ele cita que a feira reveste-se de oportunidade de se apurar o grau de desenvolvimento da raça, com ênfase em termos de potencial de produção de leite, bem como para os criadores avaliarem o trabalho que têm realizado com a raça. Celso Menezes arrisca enfático: "A exposição deste ano deverá superar todas as marcas das treze mostras anteriores".

Pelo sexto ano consecutivo, a Associação de Holandês de Uberaba participará da Expo-Girolando. A exposição da raça também é homologada e é um campeonato brasileiro. Diretores da Girolando aceleram entendimentos para que animais da raça Gir também sejam expostos na feira.

Fonte: Lúcio Castellano

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint