Além de ampliar o volume de soja exportada para o mercado chinês em 2005, a missão de autoridades e empresários gaúchos que irá visitar a China poderá abrir o mercado daquele país às carnes, lácteos, gado leiteiro e vinhos do Rio Grande do Sul.
A projeção é do presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, Jerônimo Goergen. O veículo será a Chinatex, que já anunciou a abertura de um escritório no Rio Grande do Sul. "Tivemos a oportunidade de solicitar a criação de um mecanismo que desburocratize a liberação do pagamento de cargas embarcadas". Dirigentes gaúchos e da Chinatex reúnem-se dia 24 em Porto Alegre.
O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caio Rocha, destacou o interesse chinês pela bovinocultura de leite. "O consumo de leite lá é grande, mas não há tecnologia e capacidade genética para acompanhar a demanda". Duas províncias chinesas já confirmaram presença na Expointer 2005.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.