A queda de 24,4% no número de animais inscritos para a Expointer não diminuiu a expectativa positiva dos criadores de holandês para a feira. O diferencial será a qualidade dos exemplares apresentados em pista, garante o presidente em exercício da Gadolando, Ricardo Biesdorf. "São animais que poderiam participar de julgamento em qualquer lugar do mundo".
Estão inscritos para a mostra 182 bovinos da raça, ante 241 da feira de 2003. A redução, na avaliação de Biesdorf, pode ser creditada a diversos fatores, como o alto custo para a manutenção dos animais no parque frente a um momento de valorização do leite. Seriam pelo menos dez dias em que as vacas levadas para o evento ficariam sem produzir na propriedade.
Fazendo as contas, se for calculada uma produção diária de 200 litros para cinco fêmeas, a R$ 0,55 o litro na média, nos 12 dias envolvidos com a feira, o produtor estaria deixando de ganhar pelo menos R$ 1,3 mil, contabiliza Biesdorf. Isso sem contar os custos com transporte, alimentação e manutenção dos tratadores. Em sua avaliação, a Expointer é muito longa. Um período de cinco dias seria o suficiente.
Para o dirigente, o anúncio de que a rastreabilidade não seria uma condição para a presença dos animais na feira próximo ao prazo final das inscrições também pode ter pego os produtores desprevenidos. Outra hipótese seria a de que os criadores optaram pela Expoleite, no mês de maio.
O fato é que os números não vão influenciar os ânimos, garante Biesdorf. É otimista a previsão para as vendas que, neste ano, não serão concentradas em um leilão, mas sim realizadas diretamente nas argolas. Os julgamentos do holandês acontecem na terça e na quarta-feira.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Gado Holandês não desanima com menor participação na Expointer
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.