O Fundo Verde para o Clima (GCF) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) anunciaram que vão trabalhar juntos em um novo projeto voltado à redução das emissões de metano da pecuária nas Américas. A iniciativa prevê US$ 100 milhões em recursos para financiamentos.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17/01) pelo vice-diretor executivo do GCF, Javier Manzanares, durante a cerimônia de posse de Manuel Otero em seu segundo mandato como diretor-geral do IICA, válido para o período 2022-2026.
O GCF é o maior fundo de financiamento climático do mundo. Em novembro, durante a COP26, ele aderiu à declaração assinada por mais de 100 países para reduzir as emissões globais de metano em 30% até 2030.
Em um primeiro momento, o fundo vai aplicar US$ 1,5 milhão em estudos de viabilidade. A iniciativa pretende ajudar a desenvolver processos produtivos mais eficientes.
"O IICA colocará o melhor de seu corpo técnico e sua capacidade de diálogo para avançar em uma transformação, que só pode ser sustentável, dos sistemas agroalimentares da região", disse Manuel Otero.
As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint.