Francesa Lactalis aumenta presença no Reino Unido e nos EUA
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Com marcas muito conhecidas como President, Rondelé e Société, a Lactalis já é bem representada nas prateleiras dos supermercados britânicos - de fato, suas vendas no Reino Unido em 2003 foram de 42 milhões de libras esterlinas (US$ 81,69 milhões), principalmente em queijos e manteiga. No entanto, a adição da Seriously Strong - marca de queijo cheddar mais vendida no Reino Unido - dará à empresa uma presença muito mais substancial.
As vendas da McLelland no ano até 31 de março de 2004 foram de 156 milhões de libras esterlinas (US$ 303,43 milhões), com lucros atingindo 11,5 milhões (US$ 22,36 milhões), e a companhia disse que deverá atingir resultados ainda melhores neste ano. O preço pago na aquisição não foi divulgado. A McLelland tem seis plantas processadoras no Reino Unido, cinco na Escócia e uma no País de Gales, produzindo cerca de 45 mil toneladas de queijo cheddar por ano. Além da Seriously Strong, a companhia produz queijos com uma série de outras marcas, incluindo Isle of Bute, Orkney, Burns truckles, Galloway e McLelland Mature.
Com vendas de 5,35 bilhões de euros (US$ 7,16 bilhões) em 2003, a Lactalis já é líder na produção de produtos lácteos com marcas na Europa, e, com operações em 140 países, a marca escocesa de queijo cheddar poderá encontrar espaço em mercados como Ucrânia, Moldávia e Cazaquistão, além de mercados mais próximos, como Itália e Espanha, sem falar na própria França.
O acordo também permitirá que a Lactalis expanda sua gama de produtos disponíveis no Reino Unido - até agora o foco era principalmente na marca President. A McLelland disse que a aquisição não afetará seus acordos de compra de leite com a First Milk, maior cooperativa de lácteos britânica, que continuará fornecendo a maior parte da demanda de leite da companhia.
O cheddar é, de longe, o queijo mais popular no Reino Unido, regularmente comprado por mais de 90% da população. Porém, este mercado é, também, dominado por marcas próprias (75% do volume de vendas). A experiência da Lactalis como fabricante de queijos especializados poderá ajudar a marca escocesa a se distinguir no mercado de queijos cheddar cada vez mais "commoditizado", destacando a posição premium da marca.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a Lactalis USA, subsidiária do grupo francês, anunciou há alguns dias a aquisição da Rondelé Specialty Foods, fabricante de queijos cremosos, em um acordo que a posicionará como líder na fabricação de queijos especializados nos EUA.
A Lactalis USA comprou a Rondelé, uma empresa de 30 anos localizada em Wisconsin, do Facilitator Capital Fund e de um grupo de investidores privados. Analistas previram que a Rondelé terá vendas de US$ 20 milhões em 2004.
A Lactalis USA atualmente fabrica uma série de queijos especializados para os quais há uma crescente demanda nos EUA, incluindo a segunda marca mais vendida de queijos feta, brie e camembert, vendidos sob as marcas Sorrento ou President.
A divisão de importação da companhia também comercializa mais da metade das exportações de queijos da França aos EUA. O grupo Lactalis, oitava maior companhia de lácteos do mundo, gera US$ 8 bilhões em vendas por ano, 40% das quais são geradas fora da França.
Em 21/12/04 - 1 Libra Esterlina = US$1,94510;0,51411 Libra Esterlina = US$ 1
1 Euro = US$1,33900; 0,74683 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.