França: cerveja é feita a partir de leite fermentado

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A companhia francesa Frenchman inventou uma cerveja feita a partir de leite fermentado e está vendendo cerca de 300 garrafas do produto por semana.

Sua receita é secreta, mas sabe-se que a companhia combina 75% de leite e 25% de malte com uma cultura usada para produzir kefir - tradicional bebida láctea fermentada.

"A idéia de produzir álcool a partir de leite chocou a todos no início", disse o produtor de leite de Britanny, oeste da França, Marcel Besnard. "Porém, em um período em que os produtores de leite estão dando demonstrações de protesto contra a queda nos preços do leite, isso pode ajudar a dar um novo fôlego para a indústria".

Ele fabrica sua cerveja, chamada Lactiwel, em uma fábrica experimental, e está vendendo em garrafas de vinho. Besnard disse que vem testando diferentes métodos de fermentação do leite desde 2003, baseado na fermentação da cerveja. Ele considera o kefir uma das melhores bebidas probióticas disponíveis, à medida que se trata de um alimento rico em enzimas contendo microrganismos benéficos que podem colonizar o trato intestinal.

O aspecto da saúde pode se tornar um importante ponto na venda de sua cerveja, disse Besnard, embora reconheça que com seus 2% de teor alcoólico, o produto terá restrições em sua publicidade devido às leis da França referentes a bebidas alcoólicas.

Ele não está planejando aumentar sua produção no momento "porque isso seria muito caro", mas está buscando um parceiro para produzir o Lactiwel em escala comercial. Ele também ficou estimulado por ter ganhado o prêmio Isogone por melhores inovações no processamento de alimentos em Britanny, que ele vê como um reconhecimento profissional.

Fonte: Agence France-Presse, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?