Fórum discute a cadeia produtiva do leite no PI

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Com o objetivo de organizar e desenvolver a cadeia produtiva do leite, foi criado no município de Parnaíba, região norte do Estado do Piauí, o Fórum do Leite de Parnaíba. O grupo, formado por instituições privadas e estaduais, discute desde março passado, alguns dos problemas enfrentados pelos produtores de leite da região e como fazer da atividade leiteira um negócio rentável e produtivo.

A região do baixo Parnaíba é considerada a principal bacia leiteira do Estado. Aproximadamente 80% do rebanho leiteiro se concentra nesta área, responsável pela captação de 65 mil litros de leite por dia. "A região do Parnaíba é a maior área produtora de leite do Piauí, mas ainda há uma certa desorganização do setor leiteiro", conta o engenheiro agrônomo da Embrapa e secretário do Fórum, Francisco José de Seixas Santos.

As reuniões do Fórum do Leite acontecem mensalmente e contam com a participação da Associação dos Produtores de Leite de Parnaíba, Sindicato dos Empresários Rurais, Cooperativa de Leite Delta, Laticínio Longar, Embrapa, Universidade Estadual do Piauí, Banco Nordeste, Banco do Brasil, Associação dos Criadores de Girolando, Emater e Sebrae. "Antes da criação do Fórum, muitos problemas relacionados à cadeia produtiva eram difíceis de serem resolvidos. Hoje, algumas das dificuldades enfrentadas já estão sendo discutidas por todos os membros do Fórum para possíveis soluções", revela o secretário.

De acordo com Santos, o próximo encontro do grupo, que deve acontecer no dia 16 de junho, discutirá o diagnóstico da bacia leiteira e os novos recursos profissionais para a área agrícola. O secretário informa também que o Fórum foi criado para ajudar em especial esta região, mas alerta que há interesse de expandir o projeto para as outras regiões do Estado. "É difícil trazer os produtores de outras regiões para participar do Fórum", lamenta.

O secretário revela ainda que 100% da produção de leite é comercializada no Estado. Comenta também que a região do Parnaíba é detentora dos melhores valores do litro de leite. "Aqui se paga o leite mais caro, cerca de R$ 0,70 por litro", finaliza. De acordo com as estatísticas do IBGE, o Piauí produziu, em 2002, 74,93 milhões de litros de leite.

Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?