ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Forno de Minas planeja crescer antes de emitir ações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/01/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
forno de minas A Forno de Minas, fabricante de alimentos congelados, vai esperar mais tempo para fazer sua oferta pública inicial (IPO) de ações na BM&FBovespa. "O mercado está ruim e acaba avaliando a empresa com valor baixo. A companhia espera a bolsa melhorar para avaliar se retoma o processo de abertura de capital ou a entrada de um sócio investidor", disse Hélder Mendonça, presidente da empresa.

A empresa fez o registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2015 e havia expectativa de que faria emissão de ações neste ano. Antes do IPO, a Forno de Minas pretende ampliar a distribuição de produtos, principalmente para o mercado de food service, e desenvolver novas linhas para acelerar o ritmo de crescimento da companhia. Para o ano de 2017 , com esses esforços, está previsto um crescimento de 30% nas vendas.

No ano passado, a companhia registrou expansão de 39,8% na receita líquida, chegando a R$ 283 milhões. O balanço completo da companhia será divulgado até março. De janeiro a setembro, a Forno de Minas registrou receita líquida de R$ 202,4 milhões, com aumento de 25,3% em comparação ao mesmo intervalo de 2015. O lucro líquido chegou a R$ 19,6 milhões, com aumento de 92,9% ante igual período do ano anterior.

A Forno de Minas é uma empresa familiar, fundada em 1990. Em 1999, o controle foi vendido para a multinacional americana General Mills. Em 2009, a família fundadora recomprou o negócio. No ano seguinte, a gestora Mercatto comprou 29% da empresa. Em 2013, as gestoras Mercatto, Trapezus e BR Partners se fundiram na Bozano. "Após a recompra, demos muito foco na recuperação de espaço no varejo, ao mesmo tempo em que ampliamos as linhas de produtos", observa Mendonça.

O atendimento ao mercado de food service começou em 2013. Atualmente, a empresa possui 15 mil clientes nessa área, atingindo 350 mil pontos de venda. Mendonça disse ver potencial para chegar a 150 mil clientes e 1 milhão de pontos de venda, no prazo de três a quatro anos. Em 2016, ampliou a base de clientes no segmento em 25%. De acordo com Mendonça, o food service respondeu por 30% das vendas da empresa em 2016. A perspectiva é chegar a 50% das vendas até 2020. "É a área com mais oportunidade para crescer no momento. No varejo, a marca já está bem consolidada. Para crescer precisa ter novos produtos ou fazer promoções", afirma o executivo.

As linhas de pão de queijo congelado representam 75% das vendas da Forno de Minas. A companhia tem buscado diversificar o portfólio, com linhas de waffles, empadas, folhados, empanadas e quiches congeladas, além de massas frescas congeladas.

No Brasil, de acordo a Euromonitor International, o pão de queijo congelado é o principal item na categoria de produtos de panificação congelados. A categoria cresceu 7 ,3% em volume em 2016, para 46,3 mil toneladas, estima a consultoria. Em receita, subiu 15,6%, para R$ 7 08,2 milhões. A Forno de Minas lidera o mercado, com 53,2% das vendas

Leia também: 

Pão de queijo: Forno de Minas se reinventa e conquista paladares exigentes no Brasil e exterior

As informações são do jornal Valor Econômico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures