Fonterra: restrições às exportações de manteiga impostas pela UE estão em desacordo com a OMC
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A Comissão Européia determinou uma emenda no ano passado às suas regras comerciais que subdividiu a cota anual de importação de manteiga, evitando assim que mais de 55% do volume entrasse nos países do bloco na primeira metade do ano. Apesar de a Nova Zelândia ainda ter a mesma cota para vender manteiga à UE, de 76,766 mil toneladas, esta cota sofreu restrições na primeira metade do ano, quando os preços normalmente são mais altos. Os preços são pressionados para baixo na segunda metade do ano quando os subsídios europeus tradicionalmente entram em efeito.
O diretor de governo e comércio da Fonterra, Philip Turner, disse que o assunto estava nas mãos do governo. Segundo ele, a Fonterra continua se opondo à divisão da cota e o governo neozelandês está ciente disso.
O Governo neozelandês está mantendo as opções abertas por enquanto, com a opção de tomar uma ação legal ainda não determinada. Um porta-voz do ministro de Negociações Comerciais, Phil Goff, disse que o Governo protestou contra a restrição da UE e está revisando sua posição.
"Nós temos deixado claro que consideramos que esta ação está em desacordo com os objetivos da OMC. O Governo protestou em várias ocasiões sobre isso. A questão agora é se uma ação legal formal deve ser tomada e, caso sim, que tipo de ação, mas a decisão ainda não foi tomada", disse Goff.
Fonte: Stuff.co.nz (por Tim Cronshaw), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.