A tradicional marca neozelandesa Anchor voltará para as mãos da gigante do setor de lácteos Fonterra, que disse que isso se seguirá a um acordo entre a cooperativa e o Rank Group.
Pelo acordo, a Fonterra adquirirá uma série de bens da New Zealand Dairy Foods (NZDF), incluindo as marcas Anchor Milk e a Fresh'n'Fruity, de iogurtes, e venderá seus negócios de bebidas e iogurtes Meadow Fresh e Kiwi Meats, para a NZDF.
Os bens adquiridos pela Fonterra da NZDF têm um valor de NZ$ 754 milhões (US$ 522,52 milhões), incluindo os negócios de manteiga - que a Fonterra pretende pedir liberação para o Ato Comercial para adquirir por NZ$ 28 milhões (US$ 19,40 milhões) - e os bens adquiridos pela NZDF da Fonterra foram avaliados em NZ$ 416 milhões (US$ 288,28 milhões).
"A Anchor é uma das nossas marcas internacionais e esta é somente uma oportunidade para retomar a marca em nosso mercado doméstico", disse o diretor executivo da Fonterra, Andrew Ferrier. "Esta é uma forte medida para a Fonterra na Nova Zelândia e com boas perspectivas para expansão externa de nosso portfólio de marcas".
A NZDF disse que reconhece a lógica da estratégia da Fonterra em querer adequar suas marcas domésticas com seu perfil internacional. Apesar de a NZDF ter adquirido um negócio com menor base de lucros, a empresa considera que os negócios da Meadow Fres e da Kiwi Meats são operações bem posicionadas e bem sucedidas no mercado da Nova Zelândia.
O acordo dará à Fonterra a maioria dos direitos sobre a marca Anchor nos produtos dentro da Nova Zelândia. A cooperativa detém a marca Anchor fora da Nova Zelândia, mas, dentro do país, esta marca pertence à NZDF desde quando esta foi vendida durante o processo de formação da Fonterra.
O diretor gerente da Fonterra Brands, Sanjay Khosla, disse que a Meadow Fresh e os negócios de carnes têm bons desempenhos e sua força é um bem essencial na transação. "Entretanto, a compra dos bens da NZDF fornece uma oportunidade única e estratégica para a Fonterra conseguir um alinhamento muito maior de suas marcas. Esta também é consistente com nossa estratégia para ser a número um ou dois em todas as categorias nas quais competimos em nosso mercado doméstico, enquanto proporciona o alinhamento de nosso portfólio de marcas globais e fornece mais oportunidades para um crescimento externo. Com a Fresh'n'Fruity nós adquirimos o negócio de iogurtes que é significantemente maior do que nossa atual unidade e também mantivemos nossa marca de queijos Mainland e adquirimos a marca Anchor de leite na Nova Zelândia".
O setor de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas estão entre os de mais rápido crescimento no setor de lácteos mundialmente. O mix de marcas Fresh'n'Fruity tem o potencial de ser aplicado em mercados de fora da Nova Zelândia. Junto com a marca Fresh'n'Fruity a Fonterra também está adquirindo importantes recursos de fabricação na Nova Zelândia que não tinha, disse Khosla.
A transação deve ser completada em 31 de agosto.
Em 09/08/05 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,69300
1,44300 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Stuff.co.nz, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.