Fonterra quer expandir negócios na África do Sul
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 3 minutos de leitura
O presidente da New Zealand Milk Products, Malcolm Tweed, disse ao Tribunal de Competição da África do Sul que a joint venture se chamará Clover Fonterra Ingredients Ltd.
Foi anunciado um acordo para importar quantidades significantes de leite em pó, justamente quando a Clover SA anunciou que pretende dispensar 500 funcionários e reduzir os pagamentos pelo leite aos produtores.
O diretor gerente da Clover, Robert Wesseloo, disse que a companhia está reduzindo os preços pagos aos produtores parcialmente em resposta ao esperado excesso de oferta de leite. "O leite em excesso no mercado tem impactado negativamente o negócio e a Clover precisa manter a oferta em equilíbrio com a demanda, para estabilizar a situação". Ele disse que a companhia melhorará suas margens de lucros não reduzindo o preço pelo qual vende o leite aos varejistas.
A rival do setor de lácteos, Tiger Brands, subsidiária da Dairybelle, disse que existe uma sobre-oferta de leite e de alguns outros produtos lácteos como resultado da importação de produtos subsidiados.
Tweed, que lidera as operações da Fonterra na África do Sul, falou sobre suas intenções ao Tribunal de Competição, que tomará sua decisão final.
A Fonterra é a maior companhia de ingredientes lácteos do mundo, coletando mais de 13 bilhões de litros de leite por ano para comercializar mais de 2 milhões de toneladas de produtos lácteos. A companhia teve vendas de NZ$ 5,7 bilhões (US$ 4,11 bilhões) nos últimos seis meses até novembro passado, comparado com as vendas anuais da Clover, de 3,9 bilhões de rand sul-africano (US$ 634,29 milhões).
A Clover processa 30% do leite da África do Sul em 17 fábricas e distribui seus produtos através de 33 depósitos de distribuição.
Não foram divulgados valores sobre a joint venture, mas Tweed disse que esta comercializará e distribuirá produtos lácteos, especialmente leite em pó, na África sub-Sahara.
A Fonterra tem outras grandes joint ventures nos EUA, América do Sul, Austrália e Europa, mas tem somente uma presença "modesta" no sul da África. Separadamente, a cooperativa neozelandesa tem um histórico de fazer vendas significantes na África do Norte, particularmente nos difíceis mercados da Algéria, de suas operações européias.
O mercado da África sub-Sahara é atualmente dominado pelas companhias do Reino Unido, que detêm mais de 70% do mercado.
O gerente da maior rede de fornecimento da África - Aspen Pharmacare - Karyn Purchase, disse que a companhia planeja comprar 300 toneladas de leite em pó da Fonterra neste ano, fora da estação produtiva da África. A Clover fornece leite em pó para a Aspen, mas devido à natureza sazonal da indústria de lácteos local, a companhia também compra leite em pó de fornecedores internacionais, como a Fonterra e o Irish Dairy Board.
Há dois meses, a África do Sul determinou uma tarifa de importação aos queijos irlandeses, dizendo que o dumping fez com que produtores domésticos de queijos saíssem do mercado e levou a uma redução de 15% nos preços do leite. Uma tarifa de 48% foi determinada nas importações de queijos do Irish Dairy Board, e uma tarifa de 60,2% foi determinada para outras cooperativas de lácteos irlandesas, com efeito imediato.
Tweed disse que o acordo determinará o fornecimento de um ano de produtos lácteos aos clientes da Clover. A Clover SA também se beneficiará com a experiência de vendas e marketing da Fonterra de sua cadeia global de fornecimento, com clientes em 140 países.
Depois da Austrália e da Nova Zelândia, a África do Sul é um dos produtores do leite mais barato do mundo e seu setor de processamento de lácteos é bastante desregulamentado.
Fonte: Sutff.co.nz, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.