Fonterra procura expansão tanto no setor de commodities como no setor de produtos com valor agregado

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A maior companhia de lácteos da Nova Zelândia e uma das mais importantes do mundo, Fonterra Coperative Group Ltda, aumentou seu uso de leite importado em 300 mil toneladas nos últimos quatro anos, de acordo com uma análise feita por especialistas no mercado global de lácteos.

"O uso da Fonterra de leite não neozelandês em seu negócio global de ingredientes continuará crescendo", disse o representante do holandês Rabobank, Mark Voorbergen. "Do lado do setor de commodities, a Fonterra esteve de olho nas oportunidades para diversificar sua base de suprimento nos últimos anos".

Voorbergen publicou o relatório "Global Dairy Trade - A Changing Landscape", que disse que a Fonterra está procurando o melhor de ambos os mundos ao vender tanto commodities, como leites em pó, como produtos com valor agregado, como iogurtes.

"As oportunidades para estender o papel da companhia de fornecedor de ingredientes para um papel mais ativo na comercialização e determinação de marcas serão aproveitadas através de joint ventures com os atuais parceiros comerciais. As recentes iniciativas da Fonterra com a Soprole no Chile e com a Sanlu na China são exemplos claros disso".

A principal estratégia da Fonterra é coordenar a oferta de produtos com a demanda internacional "sem construir grandes estoques ou aumentar ou reduzir dramaticamente os preços".

Porém, o relatório informa que a Austrália tem as melhores oportunidades de suprir os crescentes requerimentos mundiais para ingredientes lácteos e seu potencial para crescimento da produção de leite é maior do que da Nova Zelândia. "O país tem terras, suprimentos necessários de grãos para frear as flutuações sazonais da produção de leite".

A dependência da Austrália das mudanças no clima permanece sendo o único obstáculo real em suas ambições de expansão no setor de commodities lácteas - suas exortações neste ano deverão cair cerca de 15% devido aos efeitos da seca.

"Através de seu envolvimento com a Bonlac, o papel da Fonterra no comércio de lácteos da Austrália se tornou mais importante. Existem opiniões divergentes se isso pode ser benéfico para a indústria de lácteos australiana, mas o fato é que isso criou uma unidade de comercialização de commodities muito poderosa".

Fonte: Australian Associated Press Pty Limited (AAP), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?