Fonterra mantém foco no licenciamento de propriedade intelectual para construir nova unidade

Publicado por: MilkPoint

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A cooperativa neozelandesa de lácteos Fonterra Dairy Co-operative está combinando sua experiência em formulações de leite fluido com seu know-how em negócios em uma nova unidade localizada no licenciamento de sua propriedade intelectual.

O gerente de negócios em leites formulados da Fonterra, John Smith, disse que a nova unidade manterá o foco no licenciamento de "formulações e propriedade intelectual" em troca de pagamentos de royalties baseados em vendas ou taxas de licença.

"As possibilidades são enormes. Nós queremos estabelecer um pequeno grupo de clientes que confiam em nossa capacidade de desenvolvimento de produtos, que nos dirão quais são suas estratégias de negócios e o que os produtores querem, de forma que possamos desenvolver o produto desejado. Nós queremos ser completamente integrados com negócios dos nossos clientes, de forma que façamos parte de seu sucesso. O que estamos fazendo é pedir aos clientes que paguem de forma muito transparente pelo valor que nós trazemos e, desta forma, nós seremos reconhecidos como uma companhia de valor agregado. Este é um modelo que tem potencial para se adaptar a muitos outros negócios dentro da Fonterra" diz Smith.

Os principais mercados alvo para a nova unidade da Fonterra, denominada como Formulated Milks são Ásia, particularmente China e Oriente Médio, com produtos lácteos voltados à melhoria nutricional. Estes incluem o "Junior", um leite para crianças de três a 10 anos de idade, que tem adição de ferro, proteína, vitamina C, vitamina D e cálcio; o "Nurture", um leite para mulheres grávidas, com adição de ferro, folato e cálcio; e o "Silver", um leite para senhores ativos, com adição de cálcio, vitamina D e B12.

Outras formulações incluem produtos contendo proteínas não lácteas, como leites de arroz e soja, um leite especialmente formulado para pessoas com diabetes tipo 2 e o "Dulce de leche", um ingrediente sabor caramelo para uso em uma série de produtos lácteos.

Lançada em outubro, a Formulated Milks está em discussão com uma série de potenciais clientes e, segundo Smith, o futuro é promissor.

O Grupo de Marketing e Inovação da Fonterra, que concentra pesquisa e desenvolvimento, além de uma equipe de marketing, em Palmerston North, foi estabelecido no ano passado para direcionar o crescimento de valor agregado da divisão de ingredientes da cooperativa. O setor de ingredientes está atualmente crescendo a uma taxa de 12% ao ano, contribuindo com mais de NZ$ 500 milhões (US$ 345,01 milhões) em vendas no último ano fiscal.

Em 04/11/04 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,69003
1,44921 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Fonterra, adaptado por Equipe MilkPoint
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