Fonterra faz oferta de US$ 1,2 bilhão para australiana National Foods

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A mega-cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, anunciou a intenção de fazer uma oferta de compra de todas as ações da companhia de lácteos australiana National Foods Limited (NFD).

A Fonterra fará uma oferta em dinheiro de A$ 5,45 (US$ 4,06) por ação, avaliando a National Foods em A$ 1,62 bilhão (US$ 1,20 bilhão). A oferta estará sujeita à condição de aceitação mínima para aquisição de mais de 50% das ações da companhia. A Fonterra é, atualmente, a maior acionista na companhia australiana, com 17,2% das ações e tem um acordo para adquirir mais 1,3%, condicional à aprovação do Foreign Investiments Review Board (FIRB).

Segundo a Fonterra, esta oferta fornece aos acionistas a oportunidade de obter um valor premium por suas ações. O preço da oferta está acima do maior nível atingido pela National Foods.

"Esta é nossa opção preferida para conseguir nosso objetivo de entrar no mercado nacional de leite refrigerado e iogurtes da Austrália. Essas são categorias em crescimento, com boas perspectivas de crescimento e sólido potencial de exportação para a Ásia. O negócio complementa nossa forte presença no setor de queijos e queijos cremosos na Austrália", disse o presidente da Fonterra, Henry van der Heyden.

"Nossa entrada no mercado nacional de leite e iogurtes da Austrália a partir de nossa posição de liderança nos produtos de queijos e queijos cremosos, construirá uma forte base australiana para um crescimento significativo nos retornos de exportação à Ásia, que é um grande mercado próximo à Australásia", disse o diretor executivo da Fonterra, Andrew Ferrier. "Nós vemos isto como uma direção lógica e sólida de nossos negócios considerando que a Fonterra já é uma das maiores exportadoras de lácteos australianas".

"Nós temos um compromisso de longo prazo com o mercado australiano e com as marcas australianas. Nós temos uma série de marcas na Austrália que são nomes familiares - como Mainland, Perfect Italiano e Western Star - e vendemos produtos com várias marcas líderes na Austrália, incluindo Bega e Cadburys.O setor de lácteos da Austrália está sofrendo períodos de dificuldades devido à desregulamentação do setor e à seca. A estabilidade que a Fonterra traz a National Foods, juntamente com o contínuo foco no setor de lácteos, ajudará a restaurar a confiança e o crescimento no setor. Um setor globalmente competitivo beneficiará todos os seus participantes - produtores, processadores e a economia como um todo", disse Ferrier.

A Fonterra é uma das maiores companhias de lácteos do mundo e a maior exportadora deles também. É também líder mundial na compra, processamento e administração de leite em grande escala. Na Austrália, a Fonterra é uma das maiores companhias de lácteos com processamento de leite, vendas domésticas e operações de exportação em todo o país, empregando mais de duas mil pessoas. O negócio da Fonterra na Austrália gera mais de A$ 1,4 bilhão (US$ 1,04 bilhão) por ano em vendas e suas marcas representam 14% das vendas de lácteos da Austrália.

Em 28/10/04 - 1 Dólar Australiano = US$ 0,74539
1,34158 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Fonterra, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?