Fonterra estende pela 3ª vez a oferta pela australiana National Foods

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra Co-operative Group Ltd. estendeu nesta segunda-feira mais uma vez sua oferta de compra da companhia australiana de lácteos National Foods Ltd. até 29 de março, de sua data anterior que expirava em oito de março.

A gigante neozelandesa fez uma oferta de A$ 5,45 (US$ 4,31) por ação, que foi ultrapassada pela oferta da companhia filipina San Miguel Corp's, de A$ 6 (US$ 4,75) por ação. Essa foi a terceira vez que a Fonterra estendeu a oferta.

Essa nova data de vencimento significa que se a Fonterra quiser aumentar sua oferta pela National Foods, precisa fazê-lo até 22 de março de acordo com as leis australianas.

A diretoria da National Foods recentemente avaliou a companhia entre A$ 6,11 a A$ 6,65 (US$ 4,84 a US$ 5,27) por ação em uma base independente.

Fonterra pode aumentar oferta

A Fonterra espera aumentar sua oferta de compra da National Foods nesta semana, aumentando a pressão sobre a rival San Miguel. A maioria dos analistas e membros da indústria disse que a Fonterra aumentará a oferta - mesmo que o preço aumente para quase A$ 1,8 bilhão (US$ 1,42 bilhão).

Até mesmo os membros mais antigos do setor de lácteos - que expressaram preocupação com o custo da National Foods - disseram que ficarão surpresos se a Fonterra voltar atrás nesse ponto. A expectativa é que a Fonterra aumente a oferta para A$ 6 (US$ 4,75) por ação - ou A$ 1,78 bilhão (US$ 1,41 bilhão) - se quiser ter qualquer chance de sucesso nesta disputa.

Analistas disseram que a Fonterra pode obter maiores sinergias com a compra do que a San Miguel. Apesar de inicialmente a National Foods ter demonstrado uma posição hostil com relação à Fonterra, agora a companhia australiana está de fato aguardando pela melhor oferta.

Lentos aumentos da oferta poderão testar a considerável especulação de mercado que a San Miguel não tem condições de seguir em uma batalha prolongada.

O diretor executivo da Fonterra, Andrew Ferrier, disse que a cooperativa precisa dominar seu mercado doméstico da Australásia se quiser continuar com sua estratégia de longo prazo de criar um negócio de lácteos voltado ao consumidor bem sucedido na Ásia.

Em 01/03/05 - 1 Dólar Australiano = US$ 0,79252
1,26180 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Dow Jones (por Christopher Niesche) e NzHerald.co.nz (por Liam Dann), adaptado por equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?