ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fonterra deve vender ativos para reduzir dívida

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/12/2008

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

1
0
A Fonterra está analisando a venda de ativos visando redução da dívida, mas sem especificar quais ativos estão sendo considerados. O CEO Andrew Ferrier disse que a empresa quer reduzir a dívida em relação ao patrimônio líquido para 50% até julho de 2009 e 45% até 2011.

A Fonterra também falou aos acionistas, na última assembléia, que precisa resolver a proposta de reestruturação de capital, "à luz das incertezas na economia mundial". A reestruturação, que previa a criação de uma nova empresa que teria ações na bolsa de valores, foi anunciada ao final do ano passado.

Porém, a votação dos produtores de leite donos da empresa, prevista para maio deste ano, foi cancelada porque os acionistas precisariam de mais tempo para analisar a questão. Tudo indica, no entanto, que a proposta de abertura de capital continuará encontrando forte resistência junto aos cooperados.

As informações são do Dairy Industry Newsletter, adaptadas e traduzidas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/12/2008

Certas perguntas surgem quando se tem noticia de negócios envolvendo cooperativas: Se uma cooperativa abre seu capital, continuará sendo uma cooperativa? Se uma indústria privada de alimentos adquire total ou parcialmente o capital de uma cooperativa, ela continuará sendo uma cooperativa? No caso da Fonterra, é a direção de uma cooperativa cogitando de abrir seu capital ou a direção de uma empresa pertencente a uma cooperativa cogitando de abrir seu capital? Seja a direção de uma cooperativa ou a de uma empresa pertencente a uma cooperativa fizeram essa proposta, a noticia de uma forte resistência dos cooperados a essa proposta evidencia um problema que não é incomum nas cooperativas: a falta de sintonia entre dirigentes e cooperados.

Quando esse problema de falta de sintonia entre dirigentes e cooperados ocorre, uma avaliação de suas raizes é importante para não comprometer o futuro da cooperativa.

<b>Resposta MilkPoint:</b>

Caro Marcello,

A Fonterra está considerando criar uma nova empresa, que seria listada em Bolsa de Valores. A atual cooperativa seria majoritária, de forma que a quantidade de ações dessa empresa comercializada na bolsa seria menor do que 50%. É o modelo irlandês, praticado pela Glanbia e pela Kerry. Porém, no modelo irlandês, as cooperativas originais têm menos de 50%, ou seja, não mais controlam a empresa. Resta saber se uma estratégia semelhante da Fonterra realmente conseguiria manter o controle nas mãos dos produtores. É fato, de qualquer forma, que existe a necessidade de capitalização e as cooperativas têm bem menos instrumentos para isso do que as demais empresas.

Um abraço,

Marcelo
MilkPoint AgriPoint