Fonterra desiste de oferta por National Foods

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra anunciou na segunda-feira que desistiu da batalha de três meses pela compra da companhia de lácteos australiana National Foods, deixando o caminho livre para sua concorrente, a filipina San Miguel.

A Fonterra disse que fazer uma revisão da oferta pela National Foods "não seria de interesse aos seus acionistas", apenas alguns dias após a San Miguel ter anunciado sua oferta de A$ 1,9 bilhão (US$ 1,47 bilhão), cobrindo a oferta feita anteriormente pela Fonterra de A$ 6,20 (US$ 4,80) por ação.

A cooperativa neozelandesa também confirmou que está preparada para aceitar a oferta revisada da San Miguel (de A$ 6,40 - US$ 4,96 - por ação) para as ações que possui da National Foods - 19% das ações.

"Nós dissemos consistentemente que somente correríamos atrás do negócio a um preço que representasse um bom valor para nossos acionistas", disse o diretor executivo da Fonterra, Andrew Ferrier. "Nós temos parâmetros disciplinados de investimentos e acreditamos que nossa oferta representa o valor completo e justo pela National Foods. Não seria prudente aumentar mais esse valor".

A Fonterra adquiriu primeiramente sua participação minoritária na National Foods em outubro de 2000, depois de comprar 56,6 milhões de ações por um preço médio de A$ 2,68 (US$ 2,07). A Fonterra notou que este investimento gerou para seus membros um pagamento de dividendos de cerca de A$ 45,5 milhões (US$ 35,28 milhões) - representando um retorno composto anual de 30% durante este período.

Ferrier disse que a oferta da San Miguel irá consolidar um lucro significativo para os membros da Fonterra - de cerca de A$ 200 milhões (US$ 155,10 milhões) - e disse também que isso permitirá que a Fonterra persiga outras oportunidades de crescimento no setor de lácteos da Austrália.

Apesar do golpe da San Miguel, a Fonterra ainda processará cerca de 16% do leite cru da Austrália e as vendas no ano passado de suas principais marcas, Mainland e queijos Bega, junto com as marcas de sorvete Conoisseur e Cadbury, totalizaram A$ 1,4 bilhão (US$ 1,08 bilhão).

"Apesar de nós termos buscado uma participação acionária na National Foods como parte de nossa ampla estratégia de desenvolvimento para o mercado da Australásia, nós temos outras oportunidades para crescimento orgânico e potenciais aquisições tanto em nossos negócios de ingredientes como de marcas".

Ao contrário, a completa aquisição bem sucedida da National Foods dará à San Miguel uma base imediata no mercado de lácteos da Austrália - a companhia localizada em Melbourne já processa 37% do leite fresco australiano, bem como controla um terço dos mercados de iogurtes e sobremesas lácteas.

No ano passado, a San Miguel divulgou sua intenção de expandir suas operações na região, com a intenção de se tornar uma das 10 maiores processadoras de alimentos e bebidas da Ásia e também de triplicar as vendas até 2007.

Em 12/04/05 - 1 Dólar Australiano = US$ 0,77550
1,28949 Dólar Australiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?