Fonterra apresentou queda no faturamento anual em 2003/2004
Publicado por: MilkPoint
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As vendas da cooperativa neozelandesa de lácteos Fonterra caíram 5,2%, para NZ$ 11,8 bilhões (US$ 7,55 bilhões) no ano fiscal de 2003/2004, após as vendas das unidades na América Latina e no Reino Unido. O rendimento líquido no último ano fiscal foi de NZ$ 16 milhões (US$ 10,24 milhões) depois que a cooperativa pagou NZ$5,1 bilhões (US$ 3,26 bilhões) a seus 13 mil fornecedores de leite. No ano anterior, a companhia teve um superávit de NZ$ 257 milhões (US$ 164,58 milhões), após pagar NZ$ 4,14 bilhões (US$ 2,65 bilhões) a seus fornecedores.
O diretor executivo da cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra, Andrew Ferrier, disse que a queda de NZ$ 945 milhões (US$ 605,19 milhões) no faturamento da unidade de negócios ao consumidor da cooperativa, New Zealand Milk, não é um indicador da performance da companhia.
O faturamento desta unidade caiu para NZ$ 3,8 bilhões (US$ 2,43 bilhões) no ano que terminou em 31 de maio de 2004, mas Ferrier disse que as comparações com o ano anterior não são um indicador preciso da performance. A New Zealand Milk vendeu unidades da Fonterra na Inglaterra e na América Latina através de joint ventures, sendo que o efeito líquido disso foi a redução de NZ$ 719 milhões (US$ 460,46 milhões) no faturamento.
Ferrier disse que, considerando a redução o rendimento devido aos negócios que foram vendidos, os NZ$ 3,8 bilhões (US$ 2,43 bilhões) da New Zealand Milk foram, de fato, NZ$ 225 milhões (US$ 144,09 milhões) menores, principalmente como resultado dos movimentos monetários.
O volume de produtos vendidos aumentou 4%, mas a New Zealand Milk passou por um ano difícil em muitos dos seus principais mercados. O resultado operacional da New Zealand Milk caiu 28% durante o último ano fiscal, parcialmente devido aos altos preços das commodities pagos para obter matéria-prima.
Ferrier disse que, apesar de a performance ter ficado estável, de modo geral, o negócio tem um potencial considerável. "Nós estamos esperando uma melhora na performance operacional na atual estação e estamos dando atenção às áreas que pressionaram para baixo a performance".
As boas performances nas Filipinas, Arábia Saudita e Chile compensaram somente parcialmente as performances piores do que o esperado dos negócios da Dairy Partners Americas (DPA) na Venezuela, no Brasil e na Argentina, bem como das operações da New Zealand Milk no México.
Ferrier disse que a companhia estava prevendo uma recuperação na performance da DPA à medida que as previsões são de melhora na economia do Brasil e da Argentina. "Entretanto, nossa unidade no México não deverá atender às expectativas e uma nova equipe de administração está trabalhando nesta performance".
Na Australásia, o ambiente de varejo está competitivo com as redes de supermercado pressionando os fornecedores a fornecer descontos e os melhores resultados nos queijos e nos sorvetes tendem a ser compensados pelos descontos em bebidas e iogurtes.
O setor global de foodservice da New Zealand Milk apresentou aumento em volume e em valor no ano de2004, com boas performances registradas na Australásia, na Ásia e no Oriente Médio.
Em 22/07/04 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,64042
1,56148 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Stuff.co.nz, adaptado por Equipe MilkPoint
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