Fonterra ainda quer maior participação na Austrália

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra continua determinada em obter uma maior participação no mercado de lácteos da Austrália, mesmo após desistência da compra da National Foods.

"Nós antecipamos uma consolidação na Austrália e faremos isso", disse o presidente da Fonterra, Henry van der Heyden.

Entretanto, nem ele nem o diretor executivo da cooperativa, Andrew Ferrier, estavam preparados para citar nomes dos potenciais novos alvos. "Nós temos outras oportunidades para o crescimento orgânico e potenciais aquisições em nossos negócios de ingredientes e marcas", disse Ferrier.

No entanto, a lista de candidatos para a Fonterra comprar ou se unir é pequena. Depois da National Foods, sobraram somente duas grandes companhias no setor de lácteos aos consumidores, que são a Dairy Farmers e a Parmalat Australia.

A Fonterra já tem boas marcas de sorvetes e queijos na Austrália - essas poderiam se tornar maiores com mais investimentos e atenção. Porém, a razão da Fonterra buscar a National Foods é a falta de marcas fortes no mercado de grande volume de leite fresco e a grande margem de iogurtes e leite acrescido de sabor. A Parmalat e a Dairy Farmers poderiam dar à Fonterra essa cobertura. Ainda melhor seria uma fusão das duas na qual a Fonterra teria uma participação considerável.

Há vários anos, os analistas estão apostando que o setor se consolidará em dois principais participantes. A compra da National Foods pela San Miguel não mudará essa equação.

A Dairy Farmers é uma cooperativa de produtores localizada em New South Wales com uma divisão considerável de produtos ao consumidor. A cooperativa está revisando sua estrutura e tem discutido a inserção de seus negócios aos consumidores na Bolsa de Valores da Austrália. Mesmo se isso acontecer a maioria das ações permanecerá nas mãos dos produtores acionistas, mas isso dará à Fonterra a oportunidade de comprar uma boa quantidade de ações.

Se a Fonterra puder fazer um acordo com a Dairy Farmers, poderá ser capaz de criar uma joint venture para competir de igual para igual com a National Foods. A Fonterra já tem um bom histórico de joint ventures, tendo unido seus negócios aos consumidores na América do Sul com a Nestlé, formando a Dairy Partners America.

A Parmalat Austrália é uma subsidiária da gigante italiana que entrou em falência em 2003 após um golpe fraudulento multibilionário. A empresa foi uma das de melhor performance dentre as subsidiárias da multinacional, mas existe uma real possibilidade de que a matriz italiana venda essa subsidiária.

Outras duas grandes companhias de lácteos australianas são a Bonlac - na qual a Fonterra já tem 50% das ações - e a Murray Goulburn. Elas estão focadas na exportação de ingredientes lácteos. Porém, a cooperativa de Victória, Murray Goulburn, tem uma presença crescente doméstica no setor de produtos ao consumidor, como leite acrescido de sabor. Esta pode, portanto, oferecer à Fonterra outra opção de parceria.

A administração da Fonterra está ciente de que a companhia precisa ser um líder de mercado na Austrália se quiser ter sucesso em sua estratégia de longo prazo de ser uma participante dominante na ampla região da Ásia.

Ferrier disse que a Fonterra já tem um negócio significativo na Austrália, mesmo sem a National Foods. No entanto, apesar de admitir que esse é um bom começo, Ferrier disse que um crescimento orgânico sozinho não será suficiente. Com A$ 250 milhões (US$ 194,51 milhões) extras para gastar, ele não deverá esperar muito tempo para correr atrás de uma nova aquisição ou fusão.

Fonte: NzHerald.co.nz (por Liam Dann) adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?