Fiscalização visa combater venda de leite in natura em Campo Grande
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A ação quer coibir a venda de leite caipira, não pasteurizado. Durante as últimas semanas os dois órgãos realizaram reuniões para definir as estratégias para o combate à venda irregular. Os fiscais vão percorrer cinco regiões da cidade e a ordem será a apreensão, autuação e aplicação de multa, que pode variar de R$ 3,3 mil a R$ 7 mil reais.
Segundo a vigilância sanitária ainda não há previsão do término das ações. As autoridades alegam que a fiscalização contra a venda de leite in natura é para proteger as pessoas das doenças que o produto vendido sem pasteurização pode transmitir.
Não existem números precisos sobre o volume de leite in natura que ainda é vendido em Campo Grande, principalmente depois da criação da associação no ano passado. A pena para quem vende produtos considerados impróprios ao consumo é de dois a cinco anos de prisão. Os vendedores de leite informal que já tiverem antecedentes terão a pena agravada.
De acordo com a Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Cláudia Hoffman, a ação retoma os trabalhos de combate à comercialização e será intensa como a feita com carne e ovos.
A ação vai contar com participação de fiscais, veterinários e apoio da Polícia Militar. Ainda hoje haverá reunião, segundo Cláudia, para que sejam definidas as rotas iniciais onde os fiscais vão percorrer.
"Não adianta apenas procurar os vendedores de porta em porta, a fiscalização precisa ser mais direta e vai seguir para estabelecimentos comerciais como sorveterias, hotéis e lanchonetes" diz ela.
Segundo estimativa da Associação de Vendedores de Leite Caipira, Campo Grande tem cerca de 900 vendedores de leite in natura.
Fonte: Campo Grande News (por Aline Rocha), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.