FGV: produtos agrícolas impactam no IGP-DI
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O Coordenador de Análises Econômicas do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros, afirmou que o principal destaque no mês entre os produtos agrícolas foram os grãos, como soja e milho, cujas altas foram de 15,75% e 10,35% respectivamente. O economista destacou também o aumento de 1,82% registrado em março no leite in natura, que já começa a se refletir nos produtos derivados.
Quadros ressaltou, no entanto, que o impacto dos produtos agrícolas e matérias-primas, embora seja forte, tem caráter passageiro e, dentro de mais algumas semanas, o preço deverá se estabilizar. Ele frisou que a alta já se refletiu nos produtos industrializados, como óleo de soja no atacado, derivados de laticínios, derivados de trigo (massas), além do efeito dos grãos sobre as rações animais, com repercussão sobre as criações de aves e suínos, por exemplo.
Em nível de varejo, o aumento de 0,70% registrado no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) pode ser atribuído aos serviços em geral que subiram 1,07% em março e ao sub-grupo serviços administrados, que mostrou alta de 1,88%, englobando reajuste de ônibus, telefonia celular, taxas de água e esgoto.
Fonte: Estado de Minas/Superávit, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.