Fetag teme queda no preço do leite no RS
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Weber lembra que esta será a segunda redução desde julho, quando o agricultor havia perdido R$ 0,02. "Isso é muito negativo. Irá afetar o setor produtivo e ainda o cumprimento das novas regras do Ministério da Agricultura, que entram em vigor em 2005, pois faltarão recursos para investimento na qualificação", ressaltou o dirigente.
Os representantes da Elegê não foram localizados para confirmar o recuo, nem se haverá aplicação de extracota, mas o Sindicato dos Laticínios do RS (Sindilat) confirma a tendência. Segundo o secretário executivo do sindicato, James Raguzoni, outras empresas devem adotar a mesma postura da Elegê devido ao aumento da produção, que já ultrapassou o consumo. "Há leite em abundância e queda no consumo".
Os dados do Programa Estadual para Desenvolvimento do Setor Lácteo do RS mostram que produtores gaúchos produziram 138,9 milhões de litros com inspeção em julho, uma elevação de 18,72% em relação a junho. No primeiro semestre deste ano, o crescimento acumulado fechou em 5,25% em relação ao mesmo período de 2003, somando 663,5 milhões de litros.
Por outro lado, houve incremento na industrialização de leite longa vida (23%), bebidas lácteas (11%) e leite em pó (8%). Os demais produtos lácteos registraram queda, segundo o estudo. O coordenador do programa, Darcy Bitencourt, ressalta que, historicamente, com a aproximação do verão, o leite acaba sendo substituído por outras bebidas.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.