Fetag considera positiva reunião com ministério sobre IN 51
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O diretor-secretário da Fetag, Elton Weber, recebeu a garantia por parte do ministério de que os produtores não enquadrados em algum dos itens da norma receberão orientação de como proceder para melhorar os pontos não-contemplados. Durante um período de 90 dias será feita uma coleta de amostras como forma de acompanhamento no intuito de não excluir nenhum produtor. As análises serão feitas em laboratórios credenciados pelo ministério.
"Achamos imprescindível que ocorra esse acompanhamento de análise do produto mediante as regras da IN 51, cujos parâmetros principais são a sanidade animal, o manejo correto e também o resfriamento", disse Weber.
Ele destacou que não há nenhuma exigência na instrução normativa que obrigue o agricultor a investir em novos processos de resfriamento, uma vez que o existente na propriedade pode estar de acordo com a IN. "É claro que temos a convicção de que dependendo de como o setor leiteiro irá agir para a implantação da IN, incluindo as indústrias, nós poderemos ter exclusão de um grande número de produtores", observou.
Nota MilkPoint: o que ocorre, na realidade, é que sempre será considerada a média móvel dos últimos 3 meses, daí o fato de apenas a partir de 90 dias de implantada a IN 51 é que serão considerados os resultados para fins da legislação. Leia mais clicando aqui.
Fonte: Agrol, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.