Durante o primeiro semestre de 2004, os preços internacionais do leite se mantiveram fortes, como conseqüência da limitação dos volumes exportáveis e da demanda contínua das importações. De acordo com o informativo da FAO, no segundo semestre, os preços deverão se manter nos níveis atuais, devido aos mesmos fatores que provocaram a alta na primeira metade do ano.
Como os preços mundiais aumentaram, os subsídios à exportação concedidos por alguns países diminuíram. É o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, onde os subsídios médios mensais pagos pelas exportações de leite em pó desnatado passaram de US$ 121 por tonelada em agosto de 2003 para US$ 39 por tonelada em janeiro de 2004. Na União Européia (UE) também houve redução nos subsídios às exportações de leite. Em abril, com relação a janeiro de 2004, os subsídios para leite em pó desnatado caíram 46%.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.