Na última quinta e sexta-feira (07 e 08/04) aconteceu a avaliação de cerca de 170 queijos de 17 estados brasileiros que participam do Festival A Queijaria, realizado na Unibes Cultural, em São Paulo, neste final de semana (09 e 10/04). A avaliação é feita por 24 especialistas em queijo artesanal, comerciantes, maturadores, técnicos, comunicadores e consultores de dez estados brasileiros.
Entre os avaliadores, o único gaúcho é o extensionista da Emater/RS-Ascar de São José dos Ausentes, Orlando Júnior Kramer Velho, que trabalha com o Queijo Artesanal Serrano e está representando a Instituição. A avaliação serve de base para o guia do queijo.
"Além de divulgar, no nosso caso o queijo serrano e os queijos do Rio Grande do Sul, a avaliação nos traz outra perspectiva, que deve ser levada aos produtores, já que busca entender junto com o produtor quais as características de seu queijo, indo além do processo de produção e comercialização. O processo anterior, as condições em que são feitos os queijos também são levados em consideração, para mostrar os diferentes queijos que existem no Brasil. Como técnico, participar do evento nos permite um conhecimento mais amplo a respeito do que precisa ser feito ainda, não só para melhorar a qualidade do produto, mas que o produtor alcance outros pontos de comércio e tenha um reconhecimento individual de cada queijo", comenta Orlando.
A avaliação é um evento fechado e antecede a programação do Festival A Queijaria, que acontece no final de semana e que terá feira e encontro de negócios com a participação de mais de 30 pequenos produtores. Também acontece no evento o 1º Congresso Brasileiro do Queijo Artesanal, com palestras e debates sobre temas relacionados à legislação, mercado, fermentação e história, entre outros, do qual Kramer participará como ouvinte.
As informações são da Emater-RS, adaptadas pela equipe MilkPoint.