Exportação não impede queda na rentabilidade do produtor
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Para ele, o aumento nas exportações deveria trazer o incentivo à produção, via preço, mas há dúvidas também quanto à existência de mercado. "Não podemos cair na situação de 2001, quando a produção cresceu 9,6% e o preço caiu 30% pela falta de mercado", observa.
Dados divulgados por Alvim apontam que insumos básicos da produção leiteira, como mão-de-obra, combustível e adubo tiveram aumento de preços de 11,7% a 21,2%, contra alta de 9,8% no preço ao produtor entre novembro de 2002 e fevereiro deste ano. "Ele vem perdendo o poder de troca", reforça.
Numa outra análise, nos períodos de entressafra compreendidos entre janeiro de 2002 e abril de 2004, o produtor precisou vender o dobro de leite para comprar a mesma quantidade de farelo.
Segundo Alvim, o País tem ainda que fazer o dever de casa, trazendo missões de outros países para conhecer a produção e certificar a indústria nacional e eqüalizando normas fitossanitárias. "Precisamos ainda de crédito na hora certa, o que não tem acontecido", reclama.
Fonte: Hoje em Dia (Maria Célia Pinto), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.