ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expoleite retrata força da genética gaúcha

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/05/2004

1 MIN DE LEITURA

0
0
A 27a Expoleite, aberta oficialmente ontem pelo governador Germano Rigotto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), aposta na força da genética e produção do setor leiteiro no Estado para disputar mercado e melhorar qualidade. Conforme ressaltou Rigotto, o momento é favorável para fazer negócios e trocar experiências. "Temos produtividade de 50 litros de leite por propriedade, o que, em termos de outros estados, está bem, mas se comparado com outros países, não".

O presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL), Ernesto Krug, reforçou que a média de litro de leite por vaca/dia, no Rio Grande do Sul, sobre o total de vacas ordenhadas, é de 5,4 enquanto no resto do País não passa de 2,6. Na Europa, de onde está retornando de visita técnica, a média é de 20 litros/leite/vaca/dia. "Lá são controladas, acompanhadas dia-a-dia, quanto a nutrição, produção e reprodução. Mas são eliminadas na quarta cria por causa das cotas de produção, limite que não temos", detalhou.

O presidente da Gadolando, José Ernesto Ferreira, defendeu níveis de produção dos associados da Gadolando iguais aos dos europeus. Porém, disse que é preciso tratar o preço do leite de forma técnica, já que o custo de produção varia conforme o produtor. "Hoje, o custo fica em torno de R$ 0,50 o litro e o produtor recebe R$ 0,45".

Doação

A cooperativa alemã RPN anunciou a doação de cinco mil doses de sêmen de touros da raça holandês para o programa RS Rural, do governo estadual. "Desejamos contribuir de forma objetiva com o projeto de fixação do homem no campo desenvolvido pelo governo gaúcho, visando atender a agricultura familiar", justifica o diretor da empresa no Brasil, Sérgio Thomas.

O vice-presidente da RPN, localizada em Verden, Ralf Strassemeyer, também salientou a idéia de implantar cooperação entre produtores e criadores de gado holandês. "O objetivo é criar animais que atendam necessidades de desempenho e rentabilidade. Na Alemanha, a média de produção de leite é de 27 quilos por vaca/dia", ressalta.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint