Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Explorando diferentes visões no leite

É fundamental termos uma visão macro para inspirar ideias em cases de sucesso e adaptá-las para a nossa realidade. Veja exemplos de sucesso no leite, acesse!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 07/10/2021 - 6 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Em um setor mundial como o lácteo existem diferentes realidades tanto na produção de leite quanto na percepção do consumidor. Por isso, é fundamental termos uma visão macro para inspirar ideias em cases de sucesso e adaptá-las para a nossa realidade.  

Novidades surgem o tempo todo, em todas as partes do mundo. Novos modelos de negócio, diferentes formas de comunicação, mudanças na produção e manejo no campo, novas práticas de gestão de dados e processos, bem como desenvolvimento de novos produtos. Toda esta heterogeneidade de inovações e avanços buscam atingir o mesmo objetivo: ser competitivo no mercado consumidor.  

Por isso, captar insights com cases de sucesso é vital para adaptarmos e incluirmos ações assertivas que podem modificar a realidade de nossos negócios. Essa é justamente a temática do quinto painel do Dairy Vision 2021, o maior evento mundial sobre a cadeia do leite. Este ano, o evento chega a sua 7ª edição com um olhar voltado para as mudanças futuras, mas sem esquecer das tendências atuais.  

No dia 24/11, vamos explorar diferentes visões, desde a produção de leite até uma comunicação mais próxima com os consumidores.  

 

Confira a seguir a programação deste painel: 

 

Figura 1Reduzindo a distância entre produtores e consumidores, Maria Ines Rimondi, Consultora Independente 
 

No leite, os produtores são a base da cadeia e o mercado consumidor o elo final. Entre eles existem outras muitas etapas até que o leite e seus derivados cheguem à mesa dos consumidores.  

Essa distância não permite um maior entendimento e percepção do consumidor sobre o que acontece porteira adentro, e muitas vezes é prejudicial para o setor. Por isso, é necessário aproximar campo e consumidor. 

Por que fazer isso? Simples: atender a crescente e atual demanda consumidora que deseja saber a origem dos produtos, englobando questões de bem-estar animal e sustentabilidade. Ou seja, é preciso criar uma “narrativa reversa da cadeia” que dialogue positivamente com o público. 

Continua depois da publicidade Agroceres

Mas, como fazer isso? Para entendermos melhor sobre o assunto, no Dairy Vision 2021 teremos uma palestra com esta abordagem, ministrada por María Inés Rimond, licenciada em Comunicação pela Universidade de Buenos Aires, Argentina e especialista em jornalismo agrícola e com mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de conteúdo vinculado ao setor de laticínios.  

 

 

Figura 2Uma metodologia para criar a estória de sua empresa: os segredos por trás do reposicionamento da Oatly, Bel Lavratti, Consultora Sênior da HMT 
 

Um posicionamento de mercado com uma proposta de valor bem fundamentada e consolidada é ponto crucial de sobrevivência para toda empresa. Se já é difícil se posicionar, imagine reposicionar uma marca no mercado! Quais estratégias adotar? Por onde começar? Como se diferenciar e se repaginar aos olhos do consumidor? Como inovar a proposta de valor? 

Todos estes pontos serão discutidos por Bel Lavratti, Consultora Sênior da HMT no Dairy Vision 2021. A consultora irá trazer o case de sucesso de reposicionamento da Oatly, marca de bebidas vegetais de aveia.  

Fica o questionamento: se um segmento concorrente ao leite pode se reposicionar com sucesso, por que nós não?  

 

 

Figura 3Como ter o consumidor ao nosso lado: o exemplo da Europa, Roberta Mara Züge, Ceres Qualidade 
 

Ainda sobre o poder de uma narrativa positiva, Roberta Zügem, da Ceres Qualidade, irá abordar sua experiência na Europa.

Como os laticínios europeus se comunicam com os consumidores? Qual o resultado dessa comunicação? As empresas brasileiras podem fazer o mesmo? Como? Certamente, os questionamentos são muitos e no Dairy Vision 2021 trataremos sobre o tema! 

 

 

Figura 4Como atender às necessidades do consumidor através da transparência e da gestão de dados, Tim Taylor, CEO na Vyla 
 

Comunicação é importante, mas transparência também – em todos os elos do setor leiteiro. Em uma cadeia tão dinâmica e complexa como podemos atuar nessa frente? Como realizar uma boa e eficiente gestão de dados? Como passar isso para o consumidor? Como usufruir da tecnologia nesse processo? 

São esses pontos que Tim Taylor, CEO da Vyla, empresa norte-americana que conecta a fazenda, a cadeia de abastecimento e o consumidor lácteo. Será que em um país com dimensões continentais como o Brasil, o setor leiteiro nacional pode fazer o mesmo? Como?  

 

 

Figura 5Números e perspectivas de mercado para o leite e bebidas substitutas, Gregory Filho, Euromonitor International 
 

As exigências de consumo vão muito além de sustentabilidade e bem-estar animal, como já citado anteriormente. A vertente de produtos plant -based, ou seja, a base de vegetais é crescente e ganha cada vez mais adaptados ao redor do mundo.  

Já é possível encontrar no mercado diversas marcas de bebidas vegetais à base de aveia, amêndoas, castanhas e coco, por exemplo. Além disso, existe também as alternativas aos derivados lácteos de origem vegana, como “queijos” e “manteiga”. 

Se essa é uma tendência atual e futura, o que os números sobre este mercado têm a nos dizer? Seremos afetados? Em qual grau? Como o plant-based está hoje? Quais são as projeções? O que devemos esperar deste mercado? 

Fomentando a discussão sobre a penetração dos produtos plant- based no mercado, Gregory Filho, da Euromonitor International, abordará esta temática em sua palestra no Dairy Vision 2021.  

 

 

Figura 6As mudanças no mundo e como a proteína animal deve se adaptar, Leonardo Gondim, Diretor de Marketing & Tecnologia Latam South na Cargill 
 

Dando continuidade ao assunto plant based, Leonardo Gondim, Diretor de Marketing & Tecnologia Latam South na Cargill, irá trazer em sua palestra como a proteína animal deve se adaptar. 

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Aqui, os questionamentos também são muitos: as empresas necessariamente precisam investir em produtos de origem vegetal? Não? Por quê? Haverá redução da ingestão de proteína e produtos de origem animal? Como é possível se adaptar? As mudanças necessariamente precisam ser na composição de proteína dos produtos? Ou é possível se adaptar nos processos, reduzindo a pegada de carbono e emissão de gases do efeito estufa? Se sim, como? 

 

 

Figura 7

O projeto Terra Nostra nos Açores: como estamos 4 anos depois? Eduardo Vasconcelos, Diretor de Compras da Bel Fromageries 

 

Há 4 anos,  Eduardo Vasconcelos palestrou no Dairy Vision 2017 e abordou como “Portugal redescobriu o leite,” por meio do projeto Terra Nostra. 

A história da Terra Nostra — pertencente ao grupo Bel — começou 1948, em Portugal, na Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, onde ocorreu a produção de suas primeiras peças de queijo. Com o tempo, os processos de fabricação evoluíram e ganharam notoriedade, uma vez que os queijos não ofereciam apenas sabor, mas também a proposta de sustentabilidade e agregação de valor. 

De 2017 para cá, o que mudou? Como a Terra Nostra continuou sua história de sucesso? Podemos captar e tirar insights com esse case? Para pensarmos mais sobre, no Dairy Vision 2021, Eduardo Vasconcelos, irá trazer a linha do tempo de evolução da Terra Nostra durantes esses quatro anos. 

 

 

Figura 8Produzindo leite para o consumidor do futuro, Ken McCarty, McCarty Family Farms 
 

O leite do futuro é o mesmo de hoje? Provavelmente, não. Mas, quais são as diferenças? Como vamos atender o consumidor lácteo do futuro?

Um exemplo de empresa que busca atender o consumidor do futuro é a Family Farms, um modelo de negócio inovador e comprometido com práticas sustentáveis desde a alimentação das vacas com grãos não transgênicos até o processamento industrial do leite. Além disso, a Family Farms trabalha com altos padrões de bem-estar animal. 

Ken McCarty, um dos responsáveis pelo negócio, palestrará no Dairy Vision 2021 abordando mais esse case de sucesso na atividade leiteira. Será que as fazendas brasileiras podem se inspirar?  

 

Realmente, no quinto painel do Dairy Vision 2021, exploraremos diversas visões de diferentes ângulos da cadeia do leite para enxergamos oportunidades e nos anteciparmos às tendências futuras. Com certeza, todas essas diferentes óticas podem contribuir para diferenciais competitivos no seu negócio!  

Por isso, você não pode deixar de participar do Dairy Vision 2021 e ampliar a sua visão sobre a cadeia do leite mundial. Confira no site a programação dos outros dias de evento e aproveite para se inscrever agora.  

Não adie o futuro, se antecipe a ele! Dairy Vision 2021: o evento que te ajuda a enxergar as oportunidades em um mundo desafiador e incerto. Vem com a gente? 

Figura 9

*Fonte da foto do artigo: Freepik

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

05/11/2025

Produção leiteira tem potencial para ampliar resultados na redução de metano

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?