ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Experiências internacionais sobre uso da água na produção animal são apresentadas em simpósio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/03/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Nos dias 20 e 21 de março, em São Carlos (SP), acontece o III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH). O evento ocorre na semana do Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22). A data foi criada em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para fomentar as discussões sobre o tema.

Realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, o objetivo do SPARH é debater a relação dos recursos hídricos na produção animal. O manejo hídrico adequado possibilita uma melhor gestão da água nas propriedades rurais e nas cadeias de produção. Além disso, propicia que a atividade agropecuária seja ambientalmente mais equilibrada e economicamente mais rentável.

Na abertura, quinta-feira (20), a partir das 9 horas, os participantes vão conhecer experiências nacionais e internacionais relacionadas ao manejo hídrico na produção. O pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, apresenta a realidade brasileira. A palestrante Katrin Drasting, do Leibiniz-Institute for Agricultural Engineering, fala de manejo hídrico na Alemanha, e o pesquisador Francisco Salazar, do Instituto de Investigaciones Agropecuarias, aborda a experiência chilena.

Na segunda parte, à tarde, os temas discutidos envolvem qualidade da água e doenças que podem ser veiculadas aos animais expostos a recursos hídricos de má qualidade. A água influencia diretamente no desempenho e na saúde animal. “Para que as ameaças e os riscos sejam minimizados, a qualidade da água deve fazer parte da cultura produtiva. Quanto mais internalizada e exercitada essa cultura hídrica, maior o potencial da unidade de produção gerar produtos seguros”, explica Julio Palhares.

Na sexta-feira (21), o simpósio terá painéis sobre tratamento de resíduos animais e custo da água na produção animal. Ainda não é comum o produtor conhecer o custo da água. No entanto, um manejo hídrico adequado, além de otimizar o uso deste recurso nos sistemas, reduz os custos da produção animal.

A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser obtidas em https://www.cppse.embrapa.br/III-sparh

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint