Os iogurtes probióticos têm mostrado o mais rápido crescimento no setor de produtos lácteos nos últimos cinco anos graças a seus benefícios para a saúde e a sua apresentação conveniente que está permitindo que eles atravessem fronteiras e cheguem a competir com os populares refrigerantes.
Uma pesquisa de mercado feita pelo Euromonitor mostrou que os probióticos vendidos em "pequenas garrafas" apresentaram um crescimento de 52% neste ano, atingindo um valor de 28 milhões de libras esterlinas (US$ 50,31 milhões) em vendas no varejo - maior crescimento dos principais mercados europeus. Enquanto isso houve uma queda de quase 2% nas vendas de iogurtes comuns e naturais.
O produto tem se beneficiado de sua posição competitiva com relação aos refrigerantes, bem como das embalagens inovadoras e do pesado investimento em publicidade pelas principais processadoras, como Danone, Muller e Nestlé, de acordo com o analista industrial do Euromonitor, Francisco Redruello.
No entanto, os iogurtes probióticos não de beber, ou seja, consumidos com colher, também estão apresentando rápido crescimento e foram responsáveis por mais de 280 milhões de euros (US$ 346,72 milhões) no mercado francês, com crescimento de 10,4%, considerando tanto os produtos líquidos para beber como os de comer com colher.
A tendência dos probióticos está sendo particularmente explorada na Suécia, com uma série de companhias lançando iogurtes orgânicos ou bioiogurtes em 2003 e 2004, como os produtos Primaliv (da Skånemejerier) e o Verum (da Norrmejerier). A Arla Foods também introduziu uma gama de produtos probióticos Cultura em maio deste ano - um iogurte para beber, um iogurte natural e uma coalhada - que tem o objetivo de competir diretamente com o Proviva, da Skånemejerier e também com outras bebidas saudáveis e iogurtes do mercado.
No entanto, outros ingredientes saudáveis também estão sendo adicionados ao iogurte, aumentando sua estabilizada reputação como um alimento saudável. Na Espanha, pequenos produtores estão entre os primeiros a trazer certos ingredientes às prateleiras dos supermercados. No começo do ano, a Corporación Alimentaria Peñasanta lançou uma linha contendo o ingrediente redutor de gordura da Cognis chamado Tonalin CLA enquanto a produtora de leite Leche Pascual introduziu uma bebida láctea fortificada com prebióticos chamada Masvital no final do ano passado.
"Na Espanha, o iogurte sempre esteve ligado à saúde. Mas é também estratégico. Há muitas pequenas companhias no mercado espanhol e o foco em um produto nicho é uma forma de escapar do domínio da Danone", disse Redruello. "Essas firmas geralmente lançam produtos onde grandes companhias têm uma presença pequena. Por exemplo, o conceito de prebióticos é novo. A Leche Pascual acabou de entrar no mercado de iogurtes e tem menos de 1% de participação desse mercado, então, decidiu ir direto ao setor de iogurtes de valor agregado, especialmente produtos premium".
Outro ingrediente inovador que vem sendo usado pelas indústrias de lácteos incluem aqueles que reduzem o colesterol e que, apesar de ainda representarem uma categoria muito nova, estão apresentando um rápido crescimento. A companhia francesa Vedial lançou um iogurte de beber que reduz o colesterol no começo desse ano sob a marca St Hubert Ilô, que foi imediatamente seguido da introdução pela Danone em abril de uma nova gama de iogurtes anti-colesterol, vendidos sob a marca Danacol.
A nova linha conta com o suporte de uma forte campanha na televisão e na imprensa francesa. O rótulo do produto também mostra aprovação pelas autoridades de saúde da Franca (l'Agence Française de Sécurité Sanitaire des produits de Santé).
No Reino Unido, onde metade da população sofre de altos níveis de colesterol, a Unilever lançou uma extensão de sua linha da marca de produtos que reduzem o colesterol Flora Pro-activ no começo de 2004 em iogurtes, e a marca Benecol também vem promovendo sua versão.
Em 2003, as vendas globais de produtos lácteos na Europa atingiram 211,5 bilhões de euros (US$ 261,90 bilhões), de acordo com o Euromonitor, com um crescimento total de vendas de 13,4% de 1998 a 2003.
Em 12/10/04 - 1 Libra Esterlina = US$ 1,79680
0,55654 Libra Esterlina = US$ 1
1 Euro = US$ 1,23830
0,80756 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
Europa: Iogurtes levam à inovação no segmento de alimentos funcionais
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