Europa: Crescimento no setor de iogurtes estimula lançamentos inovadores

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O iogurte tem sido há muito tempo um dos alimentos preferidos na Europa central e oriental, de forma que os últimos lançamentos de produtos dessa categoria não surpreendem. São vários produtos inovadores lançados com o foco em iogurtes de frutas.

De acordo com a empresa de análise de mercado Euromonitor, o iogurte está registrando um crescimento em nível mundial e a Europa Oriental não é exceção. Eles estimam que as vendas de iogurte no varejo nesta região atingirão a marca de 1,525 bilhão de euros (US$ 1,839 bilhão) em 2004, ou seja, cerca de 13% maior do que no ano anterior. Esse dado, entretanto, é bastante baixo em termos relativos, especialmente quando comparado com a Europa Ocidental, onde o consumo per capita deverá ser de 33 euros (US$ 39,80) em 2004, ou seja, quase oito vezes a estimativa de vendas no varejo de iogurtes da Europa Oriental. Isso dá a idéia do baixo desenvolvimento desses produtos na região e seu potencial de crescimento nos próximos anos.

"Os três mais importantes mercados no Leste Europeu são Rússia, Polônia e República Tcheca, onde nós estimamos vendas no varejo de 382 milhões de euros (US$ 460,76 milhões), 308 milhões de euros (US$ 371,51 milhões) e 113 milhões de euros (US$ 136,30 milhões), respectivamente para 2004", disse o porta-voz do Euromonitor, Francisco Redruello. "Os iogurtes de frutas serão importantes direcionadores das vendas desses produtos, beneficiando-se de sua imagem de produto saudável entre a classe média, e dos grandes investimentos em publicidade e investimentos para aumentar a capacidade de produção".

"Os iogurtes probióticos estão registrando um crescimento em valor e estimamos um crescimento médio nas vendas no varejo de 25% em 2004 para toda a região. Esses produtos estão beneficiados pelo aumento da conscientização entre as classes médias sobre os benefícios de bactérias vivas no sistema digestivo e dos grandes investimentos em novas linhas introduzidas pelos fabricantes nos últimos anos. Entretanto, isso pode ser considerado como um nicho de mercado devido a seus altos preços e ao limitado número de marcas e sabores disponíveis no mercado. Nós estimamos que as vendas no varejo de iogurtes probióticos nos dois maiores mercados, Rússia e República Tcheca, atingirão 33 milhões de euros (US$ 39,80 milhões) e 25 milhões de euros (US$ 30,15 milhões)".

Em 06/09/04 -1 Euro = US$1,20620
0,82905 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?