As bebidas não lácteas têm apresentado um crescimento contínuo neste ano graças às marcas privadas e às tendências de saúde dos consumidores, mas sua participação de mercado ainda não é causa de grande preocupação por parte da indústria de lácteos.
O mercado europeu para bebidas não lácteas, como bebidas de soja e suco, tem crescido em um quinto a cada ano desde o final dos anos noventa, de acordo com um novo relatório do Organic Monitor. O relatório informa que a Alemanha neste ano ultrapassou o Reino Unido como principal mercado da Europa para bebidas não lácteas. O mercado da Espanha também tem crescido rapidamente, de acordo com o relatório.
Além disso, o relatório mostra que os produtos com marcas privadas têm mostrado maiores crescimentos. Os varejistas convencionais representam 64% das bebidas não lácteas da Europa, enquanto as marcas próprias dos supermercados representam 60% das vendas de bebidas à base de soja do Reino Unido.
O relatório atribuiu o rápido crescimento na Alemanha parcialmente às chamadas lojas de desconto do país, que lançaram vários produtos com marcas privadas. As bebidas não lácteas produzidas domesticamente agora também representam cerca da metade do mercado, comparado com 28% em 2001.
Esse aumento nas vendas de bebidas não lácteas é um sinal preocupante para os processadores de lácteos e mostram que esses produtos não estão mais sendo comprados apenas pelos consumidores preocupados com a intolerância à lactose, mas também, por consumidores com preocupações mais genéricas de saúde.
A instituição Euromonitor disse em um relatório que a bebida de soja tem se beneficiado pela crescente conscientização dos consumidores de que a soja é rica em fibras, proteínas e minerais e, ainda, pobre em gorduras saturadas e livre de colesterol. As isoflavinas presentes na soja também têm promovido o produto como um redutor do risco de muitas doenças, incluindo certos cânceres, osteoporose e ataques cardíacos.
Apesar disso, os dados da Euromonitor sugerem que as alternativas lácteas ainda estão à margem do mercado de lácteos da Europa. O valor do mercado da bebida de soja na Europa Ocidental mais que dobrou para 375 milhões de euros (US$ 448,72 milhões) entre 1998 e 2004, mas ainda está muito aquém do mercado de leite "normal" - avaliado pela Euromomitor em 19,7 bilhões (US$ 23,57 milhões) em 2004.
O diretor de políticas industriais da associação Dairy UK, Peter Dawson, disse que as bebidas não lácteas podem representar um problema em longo prazo. Porém, segundo ele, sua participação de mercado permanece pequena e se trata de apenas "mais um desafio competitivo que a indústria terá que enfrentar".
Algumas indústrias de lácteos começaram a adicionar soja a suas bebidas lácteas e sobremesas em uma tentativa de bater a competição das alternativas lácteas adotando-as. Tanto a Danone, como a General Mills, que vende a marca Yoplait, agora oferecem iogurtes com soja adicionada.
Além disso, o relatório da Euromonitor mostra que o corte da lactose em produtos lácteos se tornou uma prioridade máxima para muitas firmas, diante da crescente preocupação dos consumidores com relação à intolerância à lactose.
Em 06/10/05 - 1 Euro = US$ 1,19660
0,83570 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Dairy Reporter (por Chris Mercer), adaptado por Equipe MilkPoint
Europa: Bebidas não lácteas mostram rápidos aumentos e podem se tornar um problema para a indústria de lácteos em longo prazo
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