EUA: Vendas de queijos na CME levam a aumento nos preços do leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O diretor executivo da Dairy Farmers of America, Gary Hanman, fez as compras na CME para evitar a queda nos preços dos queijos, o que significou um aumento do preço do leite cru aos produtores, de acordo com uma reportagem do Chicago Tribune.
Evitando a queda nos preços dos queijos várias vezes neste ano, Hanman disse a um grupo de produtores de leite em Nova York que a Dairy Farmers of America adicionou cerca de US$ 1,3 bilhão aos produtores de leite, US$ 278 milhões dos quais foram destinados aos membros de seu grupo.
A Dairy Farmers of America é a maior cooperativa de lácteos dos EUA, representando cerca de 23 mil produtores de leite. De acordo com o Tribune, a estratégia de Hanman envolve a compra pela cooperativa de centenas de cargas de queijo cheddar por ano, com o objetivo de influenciar o preço do queijo o máximo possível. Apesar de a quantidade de queijo comprada ser relativamente pequena, as transações na bolsa ajudam a manter fixos os preços do queijo e do leite em todo o país.
Alguns críticos dizem que a estratégia da cooperativa levanta questões sobre a integridade do sistema para a determinação de preços dos produtos lácteos. Quando o sistema conta com fatores que não são oferta e demanda, alguém, seja o consumidor, os fabricantes de queijos ou os produtores, vai "ser trapaceado", de acordo com o economista da Universidade de Wisconsin de Madison, Ed Jesse.
No entanto, especialistas discordam de que se trata de uma prática inadequada. O obscuro mercado de queijos não está incluído na jurisdição do órgão regulador do mercado norte-americano, Commodity Futures Trading Commission (CFTC) ou qualquer outra agência federal.
Fonte: The Associated Press, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.