ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA: Petição para mudança na rotulagem de leite com sabor gera confusão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/04/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
Se você adora leite com chocolate, mas quer controlar seu peso, você pode querer um produto onde esteja escrito no rótulo que há uma quantidade reduzida de calorias. Porém, os processadores de lácteos dos Estados Unidos querem que a embalagem contenha apenas a informação “leite com chocolate”.

Por que? De acordo com uma petição enviada ao Food and Drug Administration (FDA), uma razão é que grupos da indústria acreditam que as afirmações de “calorias reduzidas” e “sem adição de açúcar” desagradam as crianças, que poderiam, se não fosse isso, ter acesso ao leite com sabor com adoçantes não nutritivos (artificiais) nas lanchonetes das escolas ou nas lojas de alimentos.

A petição feita pela Associação Internacional de Alimentos Lácteos (IDFA) e pela Federação Nacional de Produtores de Leite (NMPF) foi publicada para receber comentários públicos no Registro Federal e gerou muito interesse, mas também confusão. A petição continua aberta para comentários até 21 de maio de 2013.

De acordo com a vice-diretora do Serviço de Nutrição, Rotulagem e Suplementos Dietéticos do FDA, Mary Poos, o FDA recebeu mais de 30.000 comentários sobre esse assunto até agora. “Baseado nesses comentários, estamos vendo muita confusão sobre o que a mudança na rotulagem realmente significaria”.

O FDA quer ouvir os consumidores sobre esse assunto, mas também quer garantir que eles entendam a natureza exata da mudança proposta, disse ela.

A petição da IDFA e da NPMF pede que o FDA mude o “padrão de identidade” do leite. Um padrão de identidade é um requerimento federal que determina quais ingredientes alguns produtos precisam (ou podem) conter para serem comercializados com certos nomes. Atualmente, se um processador quer incluir um ingrediente que não está entre aqueles do padrão de identidade do produto, o nome principal do alimento na embalagem precisa ser modificado com uma afirmação sobre o teor de nutrientes (como “calorias reduzidas”) para mostrar como ele foi mudado.

Por exemplo, pelas atuais regulamentações, a substituição de um adoçante nutritivo (como o açúcar) por um não nutritivo (como sucralose, acessulfame de potássio ou aspartame) em leite com sabor reduziria a quantidade de calorias. Por causa dessa substituição, as palavras “calorias reduzidas” precisam estar bem visíveis na embalagem. O nome específico do adoçante usado precisa, ainda, ser incluído na lista de ingredientes.

Os dois grupos pediram ao FDA para fazer uma emenda no padrão de identidade para leite com sabor e para 17 outros produtos lácteos (incluindo leite em pó desnatado, creme, gemada, creme de leite, entre outros) de forma que esses adoçantes não nutritivos estejam entre os ingredientes padrão. Os produtos não teriam, então, que colocar uma descrição adicional no rótulo.

“Se concedermos à petição, uma caixa de leite com chocolate feito com adoçantes não nutritivos simplesmente diria ‘leite com chocolate’ assim como a caixa de leite com adoçantes nutritivos, como o açúcar”, disse a diretora da equipe de Rotulagem e Padrões de Alimentos do FDA, Felicia Billingslea. “Você teria que ler a lista de ingredientes, que está tipicamente atrás ou ao lado do produto, para ver as diferenças entre os dois”.

As pessoas que comentaram na nota do Registro Federal parecem ter tido a impressão de que os adoçantes não nutritivos não estarão listados em lugar nenhum do produto – o que não é o caso. Eles seriam sim nomeados na lista de ingredientes da embalagem.

Em sua petição, os grupos de lácteos deram as seguintes razões para pedirem a mudança nas regulamentações do FDA:

- estudos mostram que crianças em idade escolar têm mais chances de consumir leite com sabor do que leite puro;

- os rótulos dos leites com sabor que trazem afirmações sobre o teor nutricional, como “calorias reduzidas”, não são atrativos para as crianças;

- as emendas propostas promoveriam práticas mais saudáveis de consumo e menor obesidade infantil;

- a atualização do padrão de identidade do leite promoveria uma forma honesta de criar consistência nos nomes dos produtos lácteos com sabor.

O FDA reconhece a importância dessa decisão e está interessado em ouvir o público e a indústria sobre a petição, disse Billingslea. Em particular, os comentários são bem vindos, especialmente em questões que tratam como estas mudanças continuarão fornecendo informações suficientes para que os consumidores entendam como é o leite que estão comprando, se realmente os hábitos de consumo das crianças são afetados pelos rótulos dos leites com sabor e se essa mudança criará um fardo aos consumidores que querem saber se o produto tem ou não adoçantes não nutritivos.

Os dados são do site do FDA, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint