Não há necessidade de cortar os produtos lácteos quando se está tentando perder peso, de acordo com um novo estudo publicado na edição de agosto do periódico Obesity Research.
Pesquisadores da Mayo Clinic mostraram que adultos obesos podem incluir até quatro porções de alimentos lácteos por dia em uma dieta com calorias reduzidas, combinada com exercícios moderados, e ainda perder quantidades significantes de peso e gordura corpórea.
Este estudo clínico aleatório comparou os resultados de perda de peso de 72 adultos obesos após três diferentes dietas com calorias reduzidas: uma dieta "rica em lácteos" que incluiu quatro porções de alimentos lácteos (leite, iogurte ou queijo) por dia; uma dieta "rica em lácteos/rica em fibras/com baixo índice glicêmico", que incluiu quatro porções de alimentos lácteos por dia; e uma dieta com "lácteos moderados" ou dieta padrão, que incluiu duas porções de alimentos lácteos por dia.
Após quase um ano (48 semanas), os participantes dos três grupos apresentaram perda significante de peso e gordura corpórea - fornecendo mais evidências aos nutricionistas de que não é necessário cortar os alimentos lácteos da dieta para se perder peso.
Apesar de todos os grupos terem perdido quantidades similares de peso e gordura corpórea, os participantes dos grupos de dietas com altas quantidades de alimentos lácteos que seguiram mais rigidamente a dieta prescrita e o plano de exercícios também consumiram quatro porções diárias de lácteos por dia e cerca de 100 a 150 calorias a mais diariamente. Mesmo com essa maior ingestão de calorias, eles ainda perderam a mesma quantidade de peso que os que consumiram menos lácteos e menos calorias.
Estudos publicados anteriormente mostraram que adultos obesos ou com sobrepeso que consomem três porções diárias de alimentos lácteos podem perder até duas vezes mais peso e gordura do que aqueles que têm uma dieta pobre em alimentos lácteos (uma porção ou menos), quando os grupos têm reduções similares na ingestão de calorias. Além disso, vários estudos populacionais mostraram uma ligação entre uma dieta adequada em cálcio e um menor peso corpóreo.
"Essas novas descobertas são importantes para nos ajudar a obter mais informações sobre a ligação entre lácteos e perda de peso, que tem sido registrada em vários estudos clínicos", disse o co-autor da pesquisa, professor de nutrição e diretor do Instituto de Nutrição da Universidade de Tennessee, Michael Zemel. "No geral, as pesquisas mostram que quando se compara grupos com redução similar de calorias, aqueles que consomem quantidades adequadas de alimentos lácteos têm melhores resultados do que os que não consomem".
Estudos anteriores indicam que o efeito na perda de peso pode ser mais forte quando a ingestão de lácteos e cálcio é aumentada de níveis inadequados (uma porção ou menos) para níveis adequados, ou três porções por dia. O efeito parece ser mais modesto quando se aumenta a ingestão de lácteos de níveis moderados (duas porções por dia) para níveis altos.
"Não surpreende que os benefícios sobre a perda de peso dos lácteos deste estudo tenham sido menos aparentes uma vez que a metodologia explorou o consumo 'moderado' contra o 'alto' ao invés de 'inadequado' contra o 'adequado'", disse Zemel.
O Guia Dietético dos EUA recomenda três porções diárias de leite e produtos lácteos por dia, apesar de a maioria dos norte-americanos consumirem somente metade desta quantidade.
Fonte: Just-Food.com, adaptado por Equipe MilkPoint
EUA: Novo estudo mostra que lácteos podem fazer parte de uma dieta para perda de peso
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.