EUA: mercado em crescimento em alguns setores de lácteos

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Após dois anos de estagnação, o crescimento da produção de leite retornou no primeiro trimestre, enquanto a demanda está forte para alguns produtos, embora fraca para outros.

A produção de leite cresceu menos de 0,2% em 2003 e declinou levemente (menos de 0,1%) em 2004, considerando o ajuste feito por este ter sido ano bissexto (todos os dados usados nesta análise incluem este ajuste). De janeiro a abril deste ano, a produção aumentou 2,4% com relação ao ano anterior. A produção de leite no começo do ano passado foi baixa, de forma que é útil comparar os dados deste ano com o mesmo período de dois anos atrás, sendo que, neste caso, houve aumento de 0,7% na produção.

Com relação à demanda, os dados mostram resultados mistos, dependendo do produto. Até agora o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) só publicou os dados de desaparecimento comercial, que indica as vendas, para os primeiros três meses de 2005. As vendas totais de leite fluido caíram 1,2% neste período. Dentro desta categoria, as vendas de leite integral e leite semi-desnatado caíram 4,8% e 5,0%, respectivamente, e as vendas de leites acrescidos de sabor caíram 0,1% comparado com o ano passado. Por outro lado, os produtos de maior destaque foram os com 0% de gordura ou desnatados, cujas vendas aumentaram 2,4% e 2,0%, respectivamente.

Entre os produtos lácteos processados, o desaparecimento comercial total de queijos aumentou 3,2% no primeiro trimestre do ano, direcionado pelo aumento de 5,1% nas vendas dos queijos excluindo o tipo Americano (o queijo Americano aumentou somente 0,4%). Estimulado pela demanda externa, o desaparecimento comercial de leite em pó desnatado aumentou 7,2%. Este número teria sido ainda maior se o USDA não tivesse se desfeito de 58,967 milhões de quilos deste produto do estoque em março de 2004 (através de vendas, trocas por outros produtos, doações e assistência à seca). O estoque tem sido construído por todas as compras da Corporação de Créditos de Commodities (CCC) do USDA de leite em pó desnatado pelo Programa de Suporte aos Preços dos Lácteos nos últimos anos. As vendas de manteiga caíram 2,7% até agora em 2005.

Em suma, a produção de leite nos EUA até agora neste ano teve um crescimento mais forte quando comparado a 2004, mas cresceu somente modestamente com relação há dois anos. A demanda geral está sendo liderada pelas vendas de queijos, pela demanda externa de leite em pó desnatado e pelas vendas de leite fluido desnatado e com 0% de gordura. Entretanto, as vendas de leite integral e semi-desnatado, bem como de manteiga, estão abaixo dos níveis do ano anterior.

Fonte: Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA) (por Bob Yonkers), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?