EUA: juiz decide que Parmalat pode processar Citigroup

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um juiz de New Jersey, Estados Unidos, determinou na última segunda-feira que a Parmalat Finanziaria SpA, multinacional italiana envolvida em um escândalo financeiro, poderá proceder com seu processo de US$ 10 bilhões contra o Citigroup Inc., o maior banco do mundo.

A decisão, tomada pelo juiz Jonathan Harris, da Suprema Corte de Bergen County, é um golpe nos esforços do Citigroup de se defender das acusações da Parmalat, que afirma que o grupo financeiro foi parcialmente responsável por seu colapso.

O Citigroup tentou impedir o processo, registrado pelo administrador da Parmalat, Enrico Bondi, de várias formas, inclusive argumentando que a corte de New Jersey não tem jurisdição para atuar neste caso.

Harris disse, entretanto, na decisão escrita que o caso "mostra um prazo de validade não expirado e permanece viável na Suprema Corte do Estado de New Jersey".

"Esse foro é totalmente capaz de direcionar o interessante e enrolado estado dos negócios da Parmalat", disse Harris. "Não é surpreendente que dada a quase impenetrável rede de complexas relações toleradas pela Parmalat, este processo apresente desafios similares de complexidade".

O Citigroup, localizado em Nova York, tem afirmado que foi vítima da fraude da Parmalat, o que fez com que o grupo financeiro perdesse milhões de dólares. Um porta-voz do Citigroup não estava disponível na segunda-feira para comentar o caso.

A decisão do juiz poderá ter repercussões em processos similares abertos por Bondi contra o Bank of America Corp. e os ex-auditores Deloitte & Touche e Grant Thornton, que também trabalharam com a Parmalat. Bondi processou aproximadamente 50 bancos em nome da Parmalat.

A Parmalat alegou que os executivos do Citigroup tiveram um papel crucial no colapso da empresa, dizendo que o banco conduziu transações "propositalmente designadas a assistir a Parmalat nas longas e contínuas séries de transações fraudulentas". A companhia disse que isso enriqueceu o Citigroup e alguns executivos da Parmalat no processo.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?