EUA: Governo aumenta recomendação de consumo de lácteos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
"A pesquisa científica continua estudando a importância do pacote poderoso de nutrientes dos alimentos lácteos - especialmente diante das preocupações dos norte-americanos em não consumir quantidades suficientes de nutrientes essenciais, muitos dos quais são encontrados no leite e nos produtos lácteos", disse o vice-presidente sênior e conselheiro geral da Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), Clay Hough. "Nós elogiamos o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) por suas recomendações cientificamente baseadas de consumo de lácteos em seu novo guia".
Enquanto a edição anterior do Guia Dietético (2000) estimulava as pessoas a consumirem de duas a três porções de lácteos por dia, em fevereiro de 2004, o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciência divulgou novas recomendações diárias para vários nutrientes, incluindo potássio. O Comitê Conselheiro para o Guia Dietético também se referiu a dados científicos que mostraram que muitos norte-americanos não consomem cálcio, magnésio e vitamina A suficiente. O leite e os produtos lácteos estão entre as melhores fontes desses nutrientes.
"O consumo de produtos lácteos tem sido associado a uma dieta com qualidade geral e à adequação à ingestão de muitos nutrientes, incluindo cálcio, potássio, magnésio, zinco, ferro, riboflavina, vitamina A, folato e vitamina D", informa o relatório sobre o Guia, dizendo que "o leite e os produtos lácteos fornecem mais de 70% do cálcio consumido pelos norte-americanos".
O cálcio e o potássio são duas das principais preocupações na dieta dos norte-americanos. O cálcio é crítico para a manutenção dos ossos fortes e o potássio regula a pressão sangüínea e a atividade muscular. Cerca de 75% dos norte-americanos não consomem quantidade suficiente de cálcio em sua dieta diária, aumentando seu risco de desenvolvimento de osteoporose, ossos fracos e outros problemas de saúde.
O Guia Dietético informa que as pessoas que não podem ou não incluem alimentos lácteos em sua dieta precisam de um guia específico para repor esses importantes nutrientes que os alimentos lácteos fornecem. Em particular, o governo destaca várias formas para aqueles que têm intolerância à lactose poderem consumir produtos lácteos - como bebendo pequenas porções de leite durante o dia ou escolhendo produtos lácteos com baixo teor de lactose - para poder usufruir dos nutrientes naturais dos alimentos lácteos.
As agências federais dos EUA usam o Guia Dietético em esforços de educação dos consumidores e como uma base para sua administração de programas nutricionais e alimentícios nacionais, incluindo o Programa Nacional de Lanche Escolar e o de Café da Manhã. O USDA e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos atualizam juntos o Guia a cada cinco anos para mantê-lo com as últimas descobertas das pesquisas nutricionais e médicas.
Fonte: Associação Internacional de Alimentos Lácteos (International Dairy Foods Association - IDFA), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.