"A janela de oportunidades está aberta para a expansão do uso de ingredientes lácteos em bebidas", disse a vice-presidente sênior de serviços de consultoria da Beverage Marketing Corporation (BMC), Julia Kadison. "O desafio para a indústria de lácteos é capturar sua participação no setor de bebidas funcionais ou voltadas à promoção de saúde".
O segmento de bebidas funcionais, voltadas à promoção de saúde representa uma oportunidade significativa. Kadison projetou que, até 2008, este segmento representará 85% do aumento total nas vendas de bebidas, substituindo os refrigerantes no grande segmento de bebidas não-alcoólicas. As áreas de mais rápido crescimento até 2008 deverão ser as bebidas nutricionais esportivas prontas para beber (aumento de 86%), bebidas com aprimoramento de nutrientes (84%) e bebidas energéticas (69%).
"As bebidas com acréscimo de proteínas terão uma forte plataforma para inovação", disse Kadison, fornecendo uma situação ideal para ingredientes lácteos ricos em proteínas, como proteínas do soro do leite, leite ultra-filtrado ou concentrado de proteínas do leite. "Mais de meio bilhão de galões de bebidas pode conter produtos lácteos", requerendo aproximadamente 45 milhões de quilos de ingredientes lácteos, disse ela. Cerca de 65% deste volume de bebidas representa as oportunidades atualmente não aproveitadas pelos ingredientes lácteos.
De acordo com a BMC, até 2008, os ingredientes lácteos poderão aparecer em produtos como bebidas energéticas, isotônicos, águas fortificadas e sucos de frutas. Os produtos lácteos também deverão permanecer fortes nas áreas mais tradicionais, como bebidas nutritivas esportivas, iogurtes de beber e bebidas que substituem refeições.
Kadison solicitou aos fornecedores e processadores de ingredientes lácteos que sejam mais pró-ativos. "As oportunidades estão aí esperando por vocês", disse ela. Os ingredientes lácteos oferecem aos formuladores de bebidas e desenvolvedores de alimentos um pacote completo: sabor, funcionalidade, nutrição e versatilidade.
"Inovação é a chave do futuro para as indústrias de lácteos e ingredientes lácteos, disse o vice-'residente executivo de marketing e desenvolvimento de negócios do DMI, Grant Prentice.
Uso potencial dos ingredientes lácteos em bebidas no futuro
Projetado por Beverage Marketing Corporation (BMC)

Fonte: BMC, 2004 estudo pedido pelo DMI.
Fonte: DairyCheckoff.com, adaptado por Equipe MilkPoint