ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA: FDA alerta processadores de leite sobre informações referentes ao uso de hormônios

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/09/2003

1 MIN DE LEITURA

0
0
Na semana passada, a Administração para Alimentos e Drogas (Food and Drug Administration - FDA) dos Estados Unidos mandou uma carta de alerta a quatro processadores de leite e sorvete informando a eles que "seus produtos estão com uma rotulagem falsa, porque os rótulos contêm as falsas informações de 'Não Hormônios" ou 'Livre de Hormônios'". Na carta, o FDA informa que as companhias deverão tomar atitudes com relação a isso, como a retirada de circulação dos produtos, caso não corrijam seus rótulos. O FDA não identificou os quatro processadores que receberam a carta de alerta.

"O FDA tem o compromisso de garantir aos consumidores que estão sendo providos de informações verdadeiras nos rótulos dos produtos", disse o comissário do FDA, Mark McClellan. "O FDA continuará tomando fortes ações para proteger os consumidores norte-americanos de produtos com rotulagem falsa ou enganosa".

Em seu anúncio, o FDA informou que seus investigadores coletaram vários rótulos de produtos lácteos determinando que estes continham informações como "Sem Hormônios" ou "Livre de Hormônios", o que são falsas declarações de acordo com o Ato Federal de Alimentos, Drogas e Cosméticos, porque todo leite contém hormônios naturalmente.

O vice-comissário do FDA, Lester Crawford, no início deste ano esquematizou as ações pretendidas pelo FDA, incluindo a possibilidade de se enviar cartas de alerta, caso as companhias de lácteos falhassem em aderir às diretrizes do FDA referentes à rotulagem de produtos lácteos que usam leite de vacas não tratadas com o hormônio somatotropina bovina recombinante (recombinant bovine somatotropin - rBST). Especificamente, Crawford sugeriu que os processadores que querem informar aos consumidores que seus produtos são oriundos de vacas não tratadas com esse hormônio deveriam usar a frase "de vacas não tratadas com rBST" - em oposição à "Livre de rBST" ou "Livre de hormônios".

O FDA aprovou o rBST inicialmente em 1993 para uso comercial em vacas leiteiras. O leite de vacas tratadas com este hormônio não está sujeito a requerimentos especiais de rotulagem, porque o FDA determinou que este é seguro e não é significativamente diferente do leite de vacas não tratadas.

Fonte: Agriculturelaw.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint