Os estudantes da Escola Agrária da Cidade de Melo, no Uruguai, apresentaram na recente exposição Stand Nacional de Clubes de Ciências, do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU) um leite gaseificado com sabor de frutas tropicais. A invenção, dirigida principalmente ao público infantil, foi uma das "vedetes" do evento que promove atividades científicas.
Técnicos da Cooperativa Nacional dos Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), após provar o produto, mostraram-se interessados na fórmula.
Segundo a professora Gloria Comesaña, os jovens cursam o primeiro ano do curso de leiteria, sendo química uma das matérias estudadas. Colocando em prática os ensinamentos de química, surgiu a idéia de fazer o leite gaseificado "já que as crianças adoram as bolhas" e, muitas vezes, se negam a tomar leite.
Segundo Comesaña, primeiro foram estudados os componentes do leite e os tipos de sabores que as crianças mais gostavam, chegando aos tropicais. Depois que o sabor foi decidido, foi feito um procedimento similar com relação à gaseificação.
A patente do produto foi registrada e é compartilhada pelos estudantes e pela escola.
Este não é o primeiro leite gaseificado lançado. A empresa norte-americana Mac Farms, Inc., de Burlington (Massachusetts), lançou no início de 2001 a bebida láctea gaseificada e-Moo, voltada ao público infantil veja artigo relacionado. A empresa também lançou em setembro do ano passado a Refreshing Power Milk, ou RPM, que também é uma bebida láctea gaseificada, mas voltada ao público adulto veja artigo relacionado.
Fonte: El País, adaptado por Equipe MilkPoint
Estudantes do Uruguai "inventam" leite gaseificado
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.