Estiagem compromete produção agropecuária no RS

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A falta de chuvas que predomina no Rio Grande do Sul agravou ainda mais o quadro da estiagem na última semana. O abastecimento de água para os animais está cada vez mais difícil e a disponibilidade de pasto cada vez menor, comprometendo as criações, principalmente a bovinocultura de leite e de corte.

A única região onde os efeitos da estiagem não são tão significativos é a dos Campos de Cima da Serra. Eventualmente, em algumas localidades, ocorrem chuvas esparsas que amenizam, ao menos temporariamente, os efeitos da seca.

Na semana que passou, isso ocorreu na metade norte da região celeiro. Lá as chuvas foram boas ou pelo menos suficientes para melhorar a situação das aguadas e das pastagens. Mas isso é pouco expressivo em termos de estado. De uma maneira geral, os prejuízos da estiagem se repercutem em toda a sociedade.

A diminuição da oferta dos produtos primários tende a elevar seus preços e, por outro lado, o consumo de bens e serviços do segmento da população vinculada ao meio rural está se reduzindo cada vez mais, até porque, receando não receber, os comerciantes já estão limitando o crédito aos agropecuaristas.

Fonte: Agro Amazônia, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?