ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Esteróis de plantas em leite desnatado são efetivos para reduzir o colesterol

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/10/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
Fitoesteróis (moléculas como o colesterol derivados de plantas) incorporados em leite fermentado com baixo teor de gordura foram efetivos na redução dos níveis do colesterol LDL em pessoas com colesterol levemente elevado, segundo reportaram pesquisadores do Hôpital de la Pitié, de Paris, na American Journal of Clinical Nutrition.

Segundo o pesquisador, Boris Hansel, e seus colaboradores, o consumo diário de leite com baixo teor de gordura contendo 1,6 gramas de fitoesteróis foi efetivo na redução dos níveis de LDL em 8% após 6 semanas.

O estudo tem implicações para o mercado de esteróis/estanóis uma vez que, embora alguns alimentos com baixo teor de gordura ou totalmente sem gordura contendo fitoesteróis estejam comercialmente disponíveis, alguns estudos sugerem que a atividade de redução do colesterol é inferior nestes formatos.

Os fitoesteróis são cada vez mais conhecidos dos consumidores devido à sua habilidade cientificamente provada de reduzir os níveis de colesterol. À medida que aumenta a conscientização dos consumidores, o número de produtos contendo esteróis de plantas aumenta.

No estudo francês, 194 pessoas com níveis de colesterol LDL entre 130 e 190 miligramas por decilitro foram aleatoriamente designadas a consumir duas porções de leite fermentado com baixo teor de gordura (grupo controle) ou leite contendo 0,8 gramas de fitoesterol (grupo experimental) por seis semanas. O grupo experimental apresentou redução de 9,5 a 7,8% após 3 e 6 semanas no colesterol LDL, respectivamente, comparado com o grupo controle.

Além disso, as concentrações de LDL oxidado foram reduzidas significantemente no grupo consumindo o leite enriquecido com fitoesteróis comparado com o grupo controle. Entretanto, não ocorreram mudanças significantes nos triglicérides plasmáticos nem nas concentrações de colesterol HDL.

A reportagem é do Dairy Reporter.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint