Especial - Mercados futuros em lácteos: entrevista exclusiva com especialista norte-americano

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A partir do dia 15 de fevereiro, a AgriPoint trará, com exclusividade o curso online Mercados futuros como ferramenta para o gerenciamento de riscos. O curso de 5 módulos será ministrado pela Dra. Thereza Christina Rochelle, especialista no tema e ganhadora do Prêmio BM&F Nacional de Derivativos Agropecuários com a dissertação "O contrato futuro de boi: uma análise do impacto da introdução da liquidação financeira sobre o risco de base".

Quando o produtor necessita proteger o preço do seu produto quanto às oscilações do mercado ele pode adotar o Mercado Futuro como ferramenta para fixação de preços, reduzindo assim o seu risco.

Um importante benefício de administrar o risco de preço em mercados futuros é estabelecer um preço alvo com bastante antecedência à comercialização de sua produção. Esse benefício permite ao produtor o planejamento de sua atividade ao longo do ano e a redução do impacto das oscilações desfavoráveis de preço.

Aprender conceitos essenciais, como funciona e para que servem os mercados futuros é fundamental para compreender o importante papel desse instrumento de gerenciamento de risco que está à disposição dos participantes do mercado agropecuário.

Além de mostrar o funcionamento dos mercados futuros no país, incluindo exemplos de operações, o curso trará como conteúdo uma entrevista realizada com o Dr. Geoff Benson, da North Carolina State University. Sua área de pesquisa engloba sistemas de produção e comercialização de leite e carne, tendo trabalhado como extensionista, focando produção de leite, carne e forragens, além de políticas e comercialização em produção leiteira. Atua também com políticas leiteiras, aspectos econômicos em manejo intensivo de pastagens e valor agregado na cadeia produtiva do leite.


O Dr. Benson é especialista em comercialização e trará aos participantes do curso as experiências dos Estados Unidos com o mercado futuro de lácteos e uma análise das possibilidades da utilização de mercados futuros para o mercado brasileiro.

"Para os produtores de leite, o principal contrato futuro se dá com o leite Classe III, utilizado para queijos. Cada contrato engloba 200.000 libras de leite, ou cerca de 90.000 kg de leite, que muitas vezes é elevado para um único produtor", diz Benson. "Nesse caso, as cooperativas atuam como agentes, reunindo vários produtores em um único lote", ensina.

Ao fazer esse curso online, o participante terá acesso ao conteúdo completo da entrevista, abordando aspectos como as particularidades dos EUA em relação a precificação do leite, o grau de adoção de mercados futuros no país, as especificidades do leite em relação a mercados futuros e sugestões para o Brasil.

Não perca!

Veja mais detalhes e faça já sua inscrição acessando: www.agripoint.com.br/mercado_futuro/

A AgriPoint utiliza uma moderna plataforma de ensino capaz de levar conhecimento e informação com uma série de vantagens, como: flexibilidade de horário; acesso aos melhores instrutores do mercado; conteúdo atualizado com as últimas informações em pesquisa e experiências práticas; recursos interativos na plataforma de ensino, como aulas expositivas, material de consulta, exercícios de fixação, fórum de debates, conferências online; grande rede de contato com participantes de outras regiões brasileiras ou outros países e temas relevantes para a cadeia. Tudo isto para garantir o aprendizado. A AgriPoint realiza cursos online há 4 anos, tendo treinado mais de 3500 alunos.

Para saber mais sobre este ou outros cursos online AgriPoint, acesse www.agripoint.com.br
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?