Encontro discute setor leiteiro gaúcho
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A direção da Cosulati apresentou propostas ao desenvolvimento da bacia leiteira, com enfoque no futuro da atividade, programa de qualidade, boas práticas de fabricação, exportação e ampliação industrial. O presidente Arno Kopereck, falou dos incentivos que a cooperativa está implantando para remunerar melhor os associados que apresentarem crescimento de um ano para outro, denominado prêmio regularidade. As bonificações variam de 2% a 8% acrescidos ao preço do leite, que funcionarão como prêmio ao produtor de leite.
A Emater/RS, representada pelo gerente regional, Clóvis Victória, colocou a estrutura do Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu à disposição da parceria. No local, são realizados com regularidade cursos de gado leiteiro em dois módulos para todos os produtores da região. Segundo Victória, muitos agricultores associados à Cosulati, já receberam treinamento no Cetac.
O chefe técnico da Embrapa, Valdir Stumpf, falou sobre as práticas desenvolvidas pela pesquisa, na Estação de Terras Baixas, em Capão do Leão. "A Embrapa tem compromisso com a pecuária familiar e a produção de leite da região, as pesquisas são direcionadas às principais necessidades daqueles que se dedicam à atividade leiteira".
As entidades de pesquisa, cooperativa, ensino (UFPel) e extensão, que participam do programa de desenvolvimento da bacia leiteira na região sul, estão sintonizadas no sentido de proporcionar aos produtores a tecnologia mais adequada às pequenas propriedades.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.