Encontro discute setor leiteiro gaúcho

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Programa de Desenvolvimento da Bacia Leiteira na Região Sul foi tema de encontro realizado em Pelotas (RS), na Associação dos Funcionários da Cosulati, ontem, entre Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Cosulati e representantes de núcleos de produtores.

A direção da Cosulati apresentou propostas ao desenvolvimento da bacia leiteira, com enfoque no futuro da atividade, programa de qualidade, boas práticas de fabricação, exportação e ampliação industrial. O presidente Arno Kopereck, falou dos incentivos que a cooperativa está implantando para remunerar melhor os associados que apresentarem crescimento de um ano para outro, denominado prêmio regularidade. As bonificações variam de 2% a 8% acrescidos ao preço do leite, que funcionarão como prêmio ao produtor de leite.

A Emater/RS, representada pelo gerente regional, Clóvis Victória, colocou a estrutura do Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu à disposição da parceria. No local, são realizados com regularidade cursos de gado leiteiro em dois módulos para todos os produtores da região. Segundo Victória, muitos agricultores associados à Cosulati, já receberam treinamento no Cetac.

O chefe técnico da Embrapa, Valdir Stumpf, falou sobre as práticas desenvolvidas pela pesquisa, na Estação de Terras Baixas, em Capão do Leão. "A Embrapa tem compromisso com a pecuária familiar e a produção de leite da região, as pesquisas são direcionadas às principais necessidades daqueles que se dedicam à atividade leiteira".

As entidades de pesquisa, cooperativa, ensino (UFPel) e extensão, que participam do programa de desenvolvimento da bacia leiteira na região sul, estão sintonizadas no sentido de proporcionar aos produtores a tecnologia mais adequada às pequenas propriedades.

Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?