Juiz de Fora, em Minas Gerais, será a primeira cidade da Zona da Mata a ganhar um laticínio específico para produção de leite orgânico. O projeto da Embrapa Gado de Leite, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), está sendo desenvolvido na Fazenda Salvaterra. Todo o equipamento já está montado na propriedade e a previsão é de que o produto orgânico chegue aos consumidores em seis meses.
A intenção é fabricar leite sem nenhum tipo de produto químico. O projeto prevê, também, fabricação de queijo minas e iogurte e tem por objetivo processar cerca de 2.500 litros de leite por dia. Para iniciar a produção, a Embrapa disponibilizou o maquinário e vai começar os estudos com 30 vacas na fazenda.
Segundo o médico veterinário e coordenador da proposta, Luiz Aroeira, o processamento exige um investimento de R$ 20 mil, fora o maquinário que custa cerca de R$ 40 mil. A intenção é que o laticínio orgânico tenha a adesão dos produtores da região. Para isso, amanhã será feita uma reunião para explicar o projeto aos proprietários de gado de leite. "Queremos incentivar o produtor, já que o leite orgânico tem valor diferenciado e o litro chega a custar o dobro do valor do leite normal".
Aroeira explica que a produção de leite orgânico e derivados estuda alternativas de controle sanitário do rebanho e acompanha a alimentação dos animais. Não são usados insumos químicos, tampouco medicação que não seja homeopática ou tratamentos alternativos.
Fonte: Tribuna de Minas, adaptado por Equipe MilkPoint
Embrapa produzirá leite orgânico em MG
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ANTÔNIO GUSTAVO DE CARVALHO
UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS
EM 05/10/2005
Acredito que vários produtores têm a mesma idéia, ou seja, a produção de leite orgânico! A iniciativa da Embrapa, sob a condução do projeto pelo pesquisador Aroeira, tem tudo para frutificar e oferecer maiores subsídios aos produtores interessados no sistema orgânico no Brasil inteiro.
Como interessado no projeto, fico feliz com essa iniciativa pioneira, confiante na sua viabilidade, na sua disseminação como alternativa de produção sustentável à nossa agropecuária.
Parabéns, Embrapa!
Como interessado no projeto, fico feliz com essa iniciativa pioneira, confiante na sua viabilidade, na sua disseminação como alternativa de produção sustentável à nossa agropecuária.
Parabéns, Embrapa!