ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa apóia iniciativas da recém-criada Central de Cooperativas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/01/2005

2 MIN DE LEITURA

1
0
A Embrapa Gado de Leite vai prestar total apoio à Central de Cooperativas Agropecuárias do Sudeste Mineiro (Cecop). Para estudar a forma de atuação da instituição, o presidente Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor, vereador Rodrigo Mattos, visitou o Chefe-geral Paulo do Carmo Martins. "Com a participação da Embrapa, a iniciativa só tem a crescer, ainda mais com a ajuda direta do Paulo Martins, que foi pioneiro na Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento e é um dos maiores conhecedores da atividade leiteira do País," explicou o vereador.

Paulo Martins afirmou que a Embrapa Gado de Leite pode contribuir muito para o crescimento da Cecop e, consequentemente, da atividade leiteira na região. Ele lembrou o forte vínculo da Unidade com entidades que congregam cooperativas em todo o Brasil, como a Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB) e a Confederação Brasileira das Coopertivas de Laticínio (CBCL). "É preciso conhecer sobre a atual situação das cooperativas de leite no Brasil e o que as entidades semelhantes de sucesso no Brasil e no mundo fizeram para obter êxito", argumentou.

Martins defende forte atuação no sentido de aumentar a profissionalização das cooperativas integrantes do projeto e também dos produtores de leite da região. Para isso, a Embrapa oferece cursos, visitas técnicas, treinamento e até apoio administrativo e a projetos que auxiliem a iniciativa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "Podemos ainda atuar em parceria com o Governo Estadual visando participar do processo de fortalecimento do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, que também pode ter papel preponderante neste processo, já que é lá que o leite da nova cooperativa será processado", apontou.

A Cecop surgiu da união entre três associações de produtores dos distritos de Humaitá, Torreões e Paula Lima. Estas associações são fruto do Proleite, projeto desenvolvido desde 1994 pela Prefeitura de Juiz de Fora, com o apoio da Embrapa Gado de Leite. A criação da entidade nova Cooperativa foi oficializada no último dia 10, em reunião no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Ela reúne 90 produtores, mas de acordo com o presidente José Eduardo Ferraz, a idéia é agregar novas cooperativas e produtores e aumentar o contingente de cooperados. Uma das metas imediatas é aumentar a produção de leite de 12 mil litros/dia para 30 mil litros/dia. "O objetivo final da entidade, no entanto, é continuar ampliando a produção anualmente", declarou Ferraz.

Fonte: Embrapa Gado de Leite (Por Marcos LaFalce), adaptado por Equipe MilkPoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE EDUARDO JUNQUEIRA FERRAZ

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 18/01/2005

A Cooperativa visa trabalhar produtores de leite de toda a Zona da Mata mineira, melhorando a qualidade de produção e elevando o nome Candido Tostes para todo o Brasil e também atravessando fronteiras do país com nossos produtos lácteos. Assim, agregamos valor ao leite, em favor do pequeno produtor.

José Eduardo Junqueira Ferraz
MilkPoint AgriPoint