Embrapa apóia iniciativas da recém-criada Central de Cooperativas

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Embrapa Gado de Leite vai prestar total apoio à Central de Cooperativas Agropecuárias do Sudeste Mineiro (Cecop). Para estudar a forma de atuação da instituição, o presidente Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor, vereador Rodrigo Mattos, visitou o Chefe-geral Paulo do Carmo Martins. "Com a participação da Embrapa, a iniciativa só tem a crescer, ainda mais com a ajuda direta do Paulo Martins, que foi pioneiro na Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento e é um dos maiores conhecedores da atividade leiteira do País," explicou o vereador.

Paulo Martins afirmou que a Embrapa Gado de Leite pode contribuir muito para o crescimento da Cecop e, consequentemente, da atividade leiteira na região. Ele lembrou o forte vínculo da Unidade com entidades que congregam cooperativas em todo o Brasil, como a Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB) e a Confederação Brasileira das Coopertivas de Laticínio (CBCL). "É preciso conhecer sobre a atual situação das cooperativas de leite no Brasil e o que as entidades semelhantes de sucesso no Brasil e no mundo fizeram para obter êxito", argumentou.

Martins defende forte atuação no sentido de aumentar a profissionalização das cooperativas integrantes do projeto e também dos produtores de leite da região. Para isso, a Embrapa oferece cursos, visitas técnicas, treinamento e até apoio administrativo e a projetos que auxiliem a iniciativa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "Podemos ainda atuar em parceria com o Governo Estadual visando participar do processo de fortalecimento do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, que também pode ter papel preponderante neste processo, já que é lá que o leite da nova cooperativa será processado", apontou.

A Cecop surgiu da união entre três associações de produtores dos distritos de Humaitá, Torreões e Paula Lima. Estas associações são fruto do Proleite, projeto desenvolvido desde 1994 pela Prefeitura de Juiz de Fora, com o apoio da Embrapa Gado de Leite. A criação da entidade nova Cooperativa foi oficializada no último dia 10, em reunião no Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Ela reúne 90 produtores, mas de acordo com o presidente José Eduardo Ferraz, a idéia é agregar novas cooperativas e produtores e aumentar o contingente de cooperados. Uma das metas imediatas é aumentar a produção de leite de 12 mil litros/dia para 30 mil litros/dia. "O objetivo final da entidade, no entanto, é continuar ampliando a produção anualmente", declarou Ferraz.

Fonte: Embrapa Gado de Leite (Por Marcos LaFalce), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jose Eduardo Junqueira Ferraz
JOSE EDUARDO JUNQUEIRA FERRAZ

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/01/2005

A Cooperativa visa trabalhar produtores de leite de toda a Zona da Mata mineira, melhorando a qualidade de produção e elevando o nome Candido Tostes para todo o Brasil e também atravessando fronteiras do país com nossos produtos lácteos. Assim, agregamos valor ao leite, em favor do pequeno produtor.

José Eduardo Junqueira Ferraz
Qual a sua dúvida hoje?