ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Email sobre reprocessamento de UHT circula na internet

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/11/2005

1 MIN DE LEITURA

2
0
Somente ontem, o MilkPoint recebeu vários emails de conhecidos retransmitindo uma mensagem que explicava a origem da numeração de 1 a 5 no verso da embalagem de leite UHT. Segundo a denúncia, tratava-se da repasteurização do leite, quando sua validade se aproximava, sem que tivesse sido vendido. Assim, a embalagem que contivesse o número 3, por exemplo, estaria indicando que o leite havia sido repasteurizado 3 vezes, reduzindo sua qualidade nutricional e alterando o sabor.

A Tetra Pak respondeu a denúncia da seguinte forma:

Resposta da Tetra Pak

Com relação ao e-mail sobre qualidade do leite que circula na Internet, a Tetra Pak, empresa que fabrica as embalagens cartonadas de leite e os equipamentos de envase e de processamento UHT (longa-vida), gostaria de esclarecer que:

- a numeração no fundo das embalagens é relativa a uma marcação da Tetra Pak chamada número de ordem de produção. A cada pedido de embalagens feito por uma empresa produtora de leite é gerado um número sequencial, que serve para o rastreamento da produção.

- o número que aparece acima deste sequencial no fundo da embalagem (1, 2, 3 etc) é impresso no momento da produção da mesma e refere-se ao posicionamento na bobina. As embalagens de leite são produzidas em grandes bobinas e, desta forma, são enviadas aos clientes (produtores de leite). Os produtores recebem as bobinas que são colocadas nas máquinas de envase e formam a embalagem (caixinha) ao mesmo tempo que acontece o envase do produto. O diagrama abaixo ilustra a produção;


- antes do envase, os alimentos passam por um tratamento térmico conhecido como ultrapasteurização (ou UHT) a fim de que sejam eliminados os microrganismos que eventualmente estejam neles presentes. Os microrganismos são os principais responsáveis pela deterioração do produto. É impossível que a embalagem seja reutilizada ou que o produto retorne depois de vencido para nova ultrapasteurização.

- devido ao processo de ultrapasteurização e ao envase em embalagens cartonadas assépticas, o leite pode ser armazenado sem refrigeração (antes de aberto) por até seis meses.

Ressaltamos, com isso, que as informações divulgadas em tal e-mail não possuem fundamento técnico e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

Atenciosamente
Fale Com Tetra Pak


Para ver a mensagem original, clique aqui.

Fonte: Equipe MilkPoint

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO DA SILVA

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/11/2005

Considerando o processo descrito no referido E-mail, creio ser uma mensagem totalmente especulativa ou para fins que não se justificam, quem tem experiência na produção do leite UHT, sabe da inviabilidade do reprocessamento do mesmo para posterior aproveitamento em nova caixinha.



Notícias como estas, em nada contribuem para um setor tão importante como o de lácteos, principalmente na atual conjuntura, portanto não merece crédito.



Antonio da Silva

Planodois - Consultoria

Ribeirão Preto - SP

ARTUR TAVARES

OUTRO - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 01/11/2005

Muito oportuno este esclarecimento.O poder de divulgação de uma notícia destas na internet pode-se tornar devastador para o já tão pouco valorizado LEITE.Sugiro que, as indústrias processadoras (laticínios), também se pronunciem sobre o assunto em pauta, reforçando o desmentido.



O próprio MAPA e o SIF poderiam vir a público esclarecer o consumidor, da impossibilidade de ocorrer este reenvazamento.



Grato



Artur Tavares

Bio's Animal

Distribuidor Lallemand

MilkPoint AgriPoint